Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista

Qual a Bronca?

Imagem do colunista

Perigo em calçada estreita

02/12/2021 10:01:47 min. de leitura

“O governo do Estado está investindo R$ 37 milhões para remodelar a avenida Abdo Saad que corta a região de Jacaraípe, mas não corrige o problema de uma calçada,  que fica na esquina com a avenida Guaianases,  que é estreita, sem espaço para pedestres, cadeirantes e mães com carrinho de bebê”, denuncia o empresário Antonio Carlos Aprígio, que mora no  bairro Parque Jacaraípe. 

Imagem ilustrativa da imagem Perigo em calçada estreita
Avenida Abdo Saad, esquina com a avenida Guaianases, em Jacaraípe, tem um pedaço de calçada, com mato. Foto: Leone Iglesias/AT
 

O empresário afirma que o projeto deveria, ao menos,  ampliar o passeio público neste trecho da avenida. 

“Em  13 de setembro de 2012, essa situação foi mostrada nesta coluna e, passados nove anos, a situação é  a mesma. O muro de um imóvel está em cima da pista e o pedestre não tem espaço para transitar em segurança”, afirma.

 A Prefeitura da Serra também foi procurada e informou  que a obra em execução é do Governo do Estado, sob a responsabilidade do DER.

 O DER-ES, por sua vez, informa que o valor do contrato da ES-010, trecho Curva da Baleia – Capuba, inclui a elaboração de projetos básico e executivo de engenharia e execução das obras de restauração do pavimento, implantação de pista dupla e recuperação da Ponte de Jacaraípe.

Para a execução da obra, foram previstas 3 etapas, estão em fase de obras as etapas 1 e 2 que são referentes a recuperação estrutural da Ponte de Jacaraípe e a restauração do pavimento do trecho duplicado com extensão de 4,34 km. 

A 3ª etapa referente a duplicação de pista, extensão de 3,18 km, está em fase de projetos e licenciamento ambiental. 

Nessa etapa, está prevista desapropriação de modo a duplicar a rodovia e implantar calçadas cidadãs.