Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Obras em avenida vão até 2024 em avenida de Cariacica

A cobertura do valão e a reforma total da avenida América vão ser realizadas devido à parceria entre governo e Prefeitura de Cariacica

Redação jornal A Tribuna | 16/07/2022, 16:51 16:51 h | Atualizado em 16/07/2022, 16:52

“Quero reclamar da galeria aberta na avenida América, em Jardim América, desde dezembro de 2002. Quando chove forte, a via fica alagada e a água de esgoto invade casas e estabelecimentos comerciais”, denuncia o auxiliar de transportes Silvano Nunes Lousada, que mora no bairro Cruzeiro do Sul, em Cariacica. 

“O governo do Estado anunciou obras no local, mas, por enquanto, nada foi feito. As tampas continuam abertas, oferecendo risco”.

Imagem ilustrativa da imagem Obras em avenida vão até 2024 em avenida de Cariacica
Galeria aberta na avenida América, em Jardim América. |  Foto: Douglas Schneider/AT

A reforma total da avenida, em convênio firmado entre a Prefeitura de Cariacica e o governo, deve ser concluída em 2024.

O DER-ES informa que a  avenida América  é uma via municipal. Porém, atendendo ao pedido da prefeitura e dos moradores, o governo  do Estado assinou ano passado a Ordem de Serviço de revitalização do local. 

O modelo de licitação adotado é o que prevê que a própria empresa vencedora elabora o projeto e, posteriormente, executa a obra. Por isso, as obras no local só começaram efetivamente em 20 de junho.

Além do fechamento do valão, as obras incluem implantação de pista dupla ao longo da avenida, restauração e remodelamento do pavimento, serviços de terraplanagem, drenagem, implantação de ciclovia e da  sinalização rodoviária, em uma extensão de 1.200 metros. 

A Prefeitura de Cariacica informa que a reforma total da avenida América acontece devido a um convênio firmado pela administração com o governo do Estado. Afirma que a avenida é uma das principais vias de Jardim América e, quando concluída, irá melhorar a fluidez do trânsito na região.

Os investimentos são da ordem de R$ 43.038.035,33 e todo o processo de contratação foi feito via Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES), a quem cabe fiscalizar toda a sua execução. A previsão inicial é de que a obra seja concluída em 630 dias.

O que diz o leitor:

Silvano diz esperar que as obras sejam executadas dentro do prazo, porque ela é uma antiga reivindicação dos moradores de Cariacica.

Santa Maria de Jetibá | Estrada precária - Diego Bispo,  eletricista de manutenção 

“A estrada de acesso à Cabeceira do Rio Bonito está em condições precárias. Por ela passam caminhões pesados com  mercadorias para a Ceasa e toras de eucalipto”. 

A Secretaria de Obras de Santa Maria  esclarece que em dezembro de 2021 recuperou a ponte e a via, liberando carga máxima de 10 toneladas.  Mas, isso não vem sendo respeitado, mesmo havendo outro acesso.

Jardim da Penha | Caixa aberta - Ademir José Giacomin, aposentado

“No começo deste ano, denunciei a existência de uma caixa trifásica na praça Philigomiro Lanes. No último dia 4, retornei ao local e encontrei a caixa aberta, sem medidores, a exemplo do que ocorreu anteriormente”.

A EDP informa que foram providenciadas as regularizações em campo.

Terra Vermelha | Fios muito baixos - Welington de Souza Santos, radialista

“Após a EDP realizar a troca de fiação na avenida Nossa Senhora da Penha, esquina com a rua Lucimery Stein Lima, fios de telefonia e internet ficaram baixos, levando perigo para os moradores”

 A EDP  informa que providenciou as regularizações na avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória, bem como realizou as notificações junto às empresas de telecomunicações.

Marechal Floriano | Linha muda - José Luiz Oliveira de Souza,  pedreiro

“Quando a operadora Oi vai restabelecer o funcionamento das linhas fixas na localidade de Vitor Hugo? Minha sogra, de 89 anos, mora sozinha,  tem idade avançada e não pode ficar sem comunicação”.

A Oi informa que uma equipe técnica foi ao local e já recuperou o cabeamento que atende a região. O serviço foi restabelecido.

Praia do Morro | Esgoto vazando - Delcidio Antonio Tofoli,  comerciante

“O esgoto da casa de um vizinho vaza dentro do meu pomar, que fica nos fundos da minha residência, na rua João Batista Piumbini. O problema ocorre há algum tempo e foi confirmado pela equipe do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarapari, mas nenhuma ação corrigiu o problema”.

A Prefeitura de Guarapari, procurada há 25 dias, não deu resposta.

Iúna | Lâmpada apagada - Nilza Helena Vieira,  dona de casa

“Agradeço a recuperação da estrada que dá acesso ao bairro Santa Isabel, perto do Trevo de Iúna. Solicito que a iluminação próxima à altura da igreja Maranata do Tabernáculo seja recuperada. A escuridão dificulta o acesso dos moradores e cadeirantes”.

A Prefeitura de Iúna informa que a iluminação foi restabelecida no local citado pela dona de casa.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: