Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista

Qual a Bronca?

Imagem do colunista

Miniparque atrapalha trânsito

25/11/2021 10:39:13 min. de leitura

“A Prefeitura de Vila Velha autorizou  um parklet (miniparque) na rua Gastão Rouback, na Praia da Costa, em frente a um condomínio residencial, sem qualquer aviso prévio aos moradores”, denunciam a administradora Mirian Caliman; as aposentadas Marinilda Buss e Regina Vilmar Andere Teixeira e  o engenheiro Fábio José da Vitória e Silva.

Imagem ilustrativa da imagem Miniparque atrapalha trânsito
estrutura do parklet, quase pronta, ocupa pista da rua Gastão Rouback. Foto: Regina Vilmar Andere Teixeira
 

Eles relatam que os moradores do condomínio residencial Praia da Sereia foram surpreendidos com a colocação  do  equipamento. A estrutura  ocupa a área de embarque e desembarque, em uma  rua  muito movimentada.

“Esse parklet prejudica a visão de quem sai da garagem, o que pode ocasionar acidentes”, destaca Mirian. Já Marinilda afirma que o assunto não foi levado ao conhecimento dos moradores e nem foi discutido em assembleia. Regina teme que os moradores dos andares mais baixos sejam prejudicados pelo  barulho, quando o local estiver em uso.

“Antes mesmo da finalização do projeto, já tem um morador de rua no local”, disse Fábio.

A administração do condomínio informa que não foi informado da instalação do parklet, e disse ter sido alertada sobre a ocupação da área frontal por moradores de condomínios próximos. 

A Prefeitura de Vila Velha informa que o decreto nº 148/2016 regulamenta a instalação de parklet em via pública. Além da área ser da municipalidade, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade disponibilizou o processo para consulta pública no site da oficial da prefeitura dentro do prazo legal. 

Quanto à poluição sonora, quando o barulho ultrapassar 50 decibéis (noite) e 55 decibéis (dia), denuncias podem ser feitas no 162.