Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Fumantes dentro do terminal

Mesmo com placas de advertência, norma que proíbe fumar nas áreas do Terminal de Itacibá não é respeitada por quem circula no local

| 21/07/2022, 10:48 10:48 h | Atualizado em 21/07/2022, 10:49

Imagem ilustrativa da imagem Fumantes dentro do terminal
Passageiros fumam dentro do terminal de Itacibá: pedido por fiscalização |  Foto: Leandro Ramos

“No Terminal de Itacibá, em Cariacica, praticamente todos os dias  presenciamos pessoas fumando, na área interna do terminal. Mesmo existindo placas que indicam ser proibido fumar tanto nas plataformas como nas áreas externas, nada é feito para coibir tal prática, apesar da restrição”.

Essa é a denúncia do supervisor administrativo Leandro Ramos, que mora no bairro Itacibá, em Cariacica. Ainda segundo ele, as pessoas simplesmente ignoram as placas ou não as veem por elas estarem em locais inadequados.

“As placas de advertência aos fumantes estão escondidas e deveriam ficar em áreas mais visíveis aos usuários”, destaca Leandro.

Outro problema apontado pelo supervisor é que, segundo ele, a fiscalização dentro do terminal quanto ao cigarro não existe. 

“Os fiscais não tomam qualquer providência e os vigilantes patrimoniais fingem que não estão vendo nada. Se houvesse alguma ação, provavelmente a regra seria respeitada”, reclama Leandro. 

“Até mesmo motoristas e trocadores fumam no local, entre uma viagem e outra”, completou o supervisor, pedindo que  providências sejam adotadas. “Não queremos ser fumantes passivos”.

A Ceturb-ES  informa que é proibido, de acordo com a Lei Estadual 4108, fumar nas dependências dos terminais, há inclusive placas informando a proibição. Em caso de insistência, seguranças e fiscais são orientados a abordar os usuários que permanecerem fumando. 

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado pede a colaboração dos passageiros que, sempre que flagrarem situações como essa, recorram aos canais de atendimento para denúncia: Disque Ceturb (0800 039 1517) e Fale Conosco (www.ceturb.es.gov.br).

O QUE DIZ O LEITOR

Leandro disse que a Ceturb precisa reforçar a fiscalização para que “o cigarro seja banido em definitivo dos terminais do Transcol”.

Jardim Camburi

Troca de camisa
Arisvan Oliveira de Lima, professor  

“Comprei uma camisa preta da Seleção Brasileira, via Shopee, entregue no último dia 1º. Desde então, tento falar com o vendedor para fazer a troca e não consigo”.

O Shopee informa que não tem registro de pedido de reembolso no aplicativo feito pelo leitor. Por isso, foi enviado um e-mail ao consumidor solicitando mais informações sobre o ocorrido.

Jardim Botânico

Varrição mecânica
Adriano Carneiro, assistente de logística

“Em resposta à coluna, a Prefeitura de Cariacica informou que faz a limpeza na rua Pedra Azul, com varredura mecanizada, mas isso não procede”. 

A Secretaria de Serviços de Cariacica informa que a varrição mecanizada é realizada apenas em grandes avenidas. A região, citada pelo leitor, recebe capina, varrição manual, lâmpadas de led e pequenas obras.

Nova Brasília

Sinalização desgastada em ruas de bairro
Antônio Norberto Rodrigues da Silva, aposentado

“Quando a Prefeitura de Cariacica irá restaurar a pintura das faixas de pedestres do bairro?  Elas estão todas apagadas, principalmente as que ficam próximo às escolas e aos supermercados, locais de fluxo intenso de pedestres.  Há tempos que não há manutenção. Está muito perigoso atravessar as ruas, especialmente para crianças e idosos”.

A Gerência de Trânsito da Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de  Cariacica  informa que o bairro será contemplado com sinalização completa, horizontal e vertical, no segundo semestre deste ano, de acordo com o cronograma da secretaria.

Imagem ilustrativa da imagem Fumantes dentro do terminal
- |  Foto: Antônio Norberto Rodrigues da Silva

Planalto Serrano

Exames médicos
Jorge Costa, açougueiro

“Eu e minha esposa fomos à Unidade Básica de Saude fazer exames laboratoriais. O setor funciona das 7h às 11h, mas às 10h20, quando chegamos, não haviam mais fichas”.

A Secretaria de Saúde da Serra informa que os agendamentos para as especialidades, incluindo exames como o de sangue, acontecem de 8h às  11h e de 13h às 16h, de segunda a sexta, na própria UBS do bairro.

Santa Inês

Pintura em ruas
Georges Joseph Hanna El Hirechi, engenheiro

“Lombadas e faixas estão sem pintura ao longo da avenida Rui Braga Ribeiro e nas ruas transversais”.

A Secretaria de Defesa Social e Trânsito  de Vila Velha informa que a revitalização da sinalização vertical e horizontal, com pintura de eixo, faixas de pedestres, baias de ônibus e quebra-molas, está na programação.

OPINIÃO DO LEITOR

Fios e o descaso

O acidente da professora em Cachoeiro do Itapemirim, motivado pelos fios da empresas que exploram os serviços de telefonia, não serviu de alerta para que as autoridades do Estado exijam que os fios sejam colocados de forma subterrânea. As autoridades estão preocupadas com os custos e não com vidas, saliento que em diversas capitais já são dessa forma, quando será que a civilização vai chegar no Estado? Quantas vidas terão de ser sacrificadas para tomarem alguma atitude?

Nei Leal de Oliveira
Jardim América – Cariacica 

Qualificação?

O presidente da Dell Technoligies no Brasil disse em entrevista que o Brasil tem 400 mil vagas de Tecnologia da Informação (TI) e não consegue preencher, apesar dos altos salários. Faltam profissionais numa área importantíssima para o Brasil dar um salto de qualidade em tecnologia. Estudantes nesta área já saem das escolas empregados!

Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra – Serra

Rousseau

O filósofo Rousseau, por volta de 1770, defendeu a igualdade entre todos. Declarou só existir democracia se ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém tão pobre que tenha que se vender a alguém. Sem igualdades, a inflação em ata, governos incompetentes e empresários gananciosos geram a extrema pobreza. Democracia incorporou o capitalismo, mas há limites. Capital e trabalho, um precisa do outro.

Aldo José Barroca
Antônio Honório – Vitória

Copa do Brasil

Jogar a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil em casa não é garantia de vantagem para o mandante, como torcedores e comentaristas dizem. Vejamos: como exemplo recente, nas oitavas de final, somente Flamengo e Athletico/PR, que vão se enfrentar agora, tiraram proveito do mando de campo e passaram de fase.

Thierry Lucena Oliveira
Valparaíso – Serra

Supremo

O Supremo Tribunal Federal (STF) é o poder responsável em conduzir o sistema jurídico do País, preservando a Constituição. Infelizmente, o STF foi invadido pelo ativismo jurídico e pelos holofotes políticos. Portanto, é necessário lembrar o que recomenda a Constituição sobre a conduta de cada integrante da Corte. 

Daniel da Costa
Coqueiral de Itaparica – Vila Velha

SUGERIMOS PARA VOCÊ: