Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação A Tribuna

Falta de vagas para a 5ª série

Jornal A Tribuna | 25/01/2022, 09:34 09:34 h | Atualizado em 25/01/2022, 09:34

“Quero reclamar da falta de vagas para novos alunos na UMEF Gil Bernardes, que fica perto de minha casa, no bairro Alvorada, em Vila Velha. Minha filha cursou no ano passado a 4ª série e, este ano, estou tentando a transferência dela da UMEF Domingos José Martins para perto da minha casa e não consigo”, reclama a auxiliar de tesouraria Ingrid Melissa Nunes.

Fachada da Escola Municipal Gil Bernardes, no bairro Alvorada,  Vila Velha.
Fachada da Escola Municipal Gil Bernardes, no bairro Alvorada, Vila Velha. |  Foto: Fábio Nunes/AT
 

Segundo ela, a filha, de 10 anos,  não consegue vaga, porque os alunos que cursaram a 4ª série nessa escola, no ano passado, já lotaram a turma deste ano. “Por que a prefeitura não abre mais vagas para a 5ª série?”, questiona.

“Tenho uma escola praticamente ao lado de minha casa e terei que pagar transporte escolar por mais um ano para minha filha não ter que interromper os estudos”, observa Ingrid.

A Secretaria de Educação de Vila Velha informa que na UMEF Gil Bernardes há uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. A prioridade das vagas é para aqueles que já estudavam na unidade em 2021, no 4º ano. Todos os alunos optaram por continuar na escola, preenchendo a turma de 5º ano.

Caso surja alguma vaga, novos alunos serão chamados, de acordo com a fila de espera. Esclarece que o Sistema de Gestão Escolar posiciona automaticamente seguindo os seguintes critérios: I — aluno que reside próximo à escola pleiteada; II – aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimentos e altas habilidades ou superdotação; III – aluno que tenha irmão/irmã já matriculado (a) na unidade de ensino pleiteada.

Ressalta que todas as crianças e adolescentes na idade correta para ingressar no ensino fundamental serão atendidas. A rede municipal oferta um número de vagas suficiente para absorver toda a demanda.

MATÉRIAS RELACIONADAS