Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Vereador cassado por fraude

| 02/08/2022, 11:57 11:57 h | Atualizado em 02/08/2022, 18:01

O TRE-ES, em decisão unânime tomada ontem, reconheceu fraude na cota de gênero em relação ao Podemos de Guarapari e decidiu  cassar o mandato do vereador do partido, Denizart Zazá, que deverá ficar no cargo até julgado recurso no TSE.   

Durante a sessão transmitida no YouTube da Corte, o relator Renan Sales, em trecho do seu voto, explicou que, entre os elementos informativos que constam nos autos do processo, uma candidata a vereadora do Podemos não apresentou interesse em disputar a eleição municipal de  2020. 

O processo traz frase dela em que  revelaria não ser bem aquilo que queria. “Deixando claro que o real propósito em concorrer estava vinculado à visibilidade que a eleição daria à sua imagem”, disse o relator no voto.

“Queria aparecer”, teria dito ela em outra parte, com o objetivo segundo os autos, de conseguir vaga no Conselho Tutelar.

Prometeu recorrer

Zazá prometeu recorrer hoje ainda da decisão, no TSE. “Tivemos resultados favoráveis em Guarapari e me surpreendeu a decisão do TRE.  Cotas de gênero em eleições em plena pandemia... Vários partidos tiveram estes problemas no País. É difícil acreditar em certos aspectos do julgamento que façam um vereador perder o mandato conquistado pelo voto”, diz.

Novo sistema

A Assembleia vai inaugurar na semana que vem um novo sistema biométrico de votação para os  deputados. Além do painel de votação, ele   estará integrado ao sistema Ales Digital e possibilitará integração com aplicativos com inteligência artificial, acesso em tempo real das votações e conteúdo do plenário. A contratação foi de R$ 40.866,66 mensais.

Susto, depois alívio

Na convenção do PL, o pré-candidato ao Senado, Magno Malta, disse não ser inimigo do governador, o que fez alguns arregalarem os olhos pensando no que vinha em seguida. Mas completou dizendo que os dois são separados pelo entendimento de água e óleo, o que fez os apoiadores respirarem aliviados.

Designação

O advogado eleitoral Fernando Dilen foi designado Membro Consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB em Brasília. 

O grupo atua auxiliando a sociedade nos debates e na fiscalização do cumprimento das regras estabelecidas para o processo eleitoral e a atuação partidária. 

“Recebo com honra a nomeação das mãos do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti e do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk”.

Clima amistoso

Pessoas com trânsito com o pré-candidato ao governo Guerino Zanon (PSD) e com o Republicanos afirmam que existe um clima amistoso entre eles, refletido na presença de duas lideranças do partido na convenção domingo: o secretário-geral Devanir Ferreira e o empresário Marcos Guerra.

Em contrapartida, o atual prefeito de Linhares e aliado de Guerino, Bruno Marianelli (Republicanos) deixou por alguns minutos a convenção do PSD e foi prestigiar a do seu partido.

GALERIA

Conversas acontecendo

Um dos interlocutores disse ainda que ainda há muita conversa acontecendo entre Guerino e o Republicanos. Nos bastidores, a desistência de Erick Musso (Republicanos) de disputar o governo para tentar o Senado estaria relacionada à oferta de apoio informal de governistas a ele.

Café com deputado

Erick começará hoje a tomar café individualmente com cada colega deputado. No cardápio, conversas justamente sobre apoio ao Senado. 

Também em Brasília

O presidente da OAB Serra, Ítalo Scaramussa, é o novo membro consultor da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia brasileira. 

Apoio de peso

O ex-prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros (PCdoB), será candidato a deputado estadual em outubro. E, segundo ele, contará com um apoio de peso: o do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.  Os dois são do mesmo partido.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: