Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Tudo como dantes...

| 10/12/2019, 07:57 07:57 h | Atualizado em 10/12/2019, 08:01

A eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia gerou desgaste entre o Legislativo e o Executivo. A troca do líder do governo na Assembleia – saindo o deputado Enivaldo dos Anjos e entrando o deputado Eustáquio de Freitas – aumentou ainda mais a tensão. Mas, a verdade é que o governo continua aprovando todos os seus projetos no Legislativo capixaba.

Uma mostra disso ocorreu ontem, quando os deputados mantiveram veto do governo a projeto do deputado Emilio Mameri, que proibia a utilização e fornecimento de copos plásticos. O veto foi mantido por 25 votos – os mesmos que votaram para aprovar o projeto, quando ele tramitou na Casa.

Os deputados também aprovaram o projeto de reajuste dos servidores e também de aumento salarial para o governador, a vice e os secretários. A votação de ontem deve servir de base para que o governo envie projetos mais polêmicos.

Contarato sobe o tom
O senador Fabiano Contarato está na COP25, em Madri (Espanha), e subiu o tom contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a quem chamou de irresponsável.

“É um governo que não comparece. Temos que deixar claro que reprovamos o processo de desmonte, de desgovernança socioambiental que está em curso no País”.

Reuniões individuais
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, tem chamado, individualmente, os vereadores para convencê-los a votar favorável ao Orçamento de 2020, segundo o líder do prefeito na Câmara, Luiz Carlos Moreira. Na Câmara da Serra há atualmente 22 vereadores (a 23ª cadeira não foi preenchida após afastamentos) e são necessários 12 votos para aprovar.

Prioridade da prioridade
O deputado Capitão Assumção apresentou projeto que cria uma prioridade especial às pessoas com mais de 80 anos com relação aos demais idosos (acima de 60 anos). O projeto recebeu parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Justiça, mas o deputado não deve desistir do projeto.

Afago nos auditores
Foi lido na segunda-feira (9) na Assembleia projeto do governo que torna privativo aos auditores fiscais o preenchimento de cargos de gerente, subgerente, supervisor de área fiscal, supervisor regional e ainda chefe de equipe de fiscalização na Subsecretaria de Estado da Receita.
Na sessão, a deputada Janete de Sá também defendeu a categoria, durante a votação de reajustes na Assembleia.

“Estou indo para o DEM”, afirma Euclério
O deputado estadual Euclério Sampaio, que deixou o PSDC ainda no início do mandato, já decidiu onde irá se abrigar para disputar as próximas eleições: “Estou indo para o DEM”. A coluna Plenário já havia noticiado que o DEM havia feito o convite. Euclério está se articulando e investindo em sua pré-candidatura a prefeito de Cariacica. “Já tenho muitos partidos aliados. Não recuo, não. Sempre foi meu sonho. Estou buscando apoio de todo mundo”, afirmou.

Dá com uma mão...
A Assembleia publicou ontem a anulação da eleição antecipada da Mesa Diretora, ocorrida no dia 27, e atestando que a data a ser marcada a próxima eleição deve ser registrada no Diário Legislativo com um intervalo de pelo menos 3 sessões ordinárias entre a publicação e a eleição.

... Tira com outra!
Ontem também a Ales publicou convênio com a União dos Legislativos (Unale) e repasse de R$ 273 mil à instituição. Segundo a assessoria, a Unale vai representar a Ales na interlocução da PEC 47/2012, que dá mais poder aos legislativos estaduais.

Mais proteção às crianças
Será inaugurada hoje a 2ª Vara da Infância e da Juventude de Serra, às 11h, no bairro Feu Rosa.

Regime de urgência
Foi aprovada a urgência, proposta pela Mesa Diretora da Ales, ao projeto do Tribunal de Contas que reestrutura funções gratificadas e cargos comissionados. Deve ser votado hoje.

MATÉRIAS RELACIONADAS