Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Kleber Amorim

Segurança na pauta da campanha

| 20/10/2020, 09:10 09:10 h | Atualizado em 20/10/2020, 09:33

Embora seja um tema mais presente nas campanhas governamentais, dificilmente violência e segurança pública ficarão fora do debate municipal. Principalmente após a divulgação, na segunda-feira (19), do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que mostrou que as mortes violentas aumentaram no 1º semestre desse ano em comparação a 2019, mesmo com a pandemia.

Segundo o anuário, o Espírito Santo registrou um aumento de 19% em mortes violentas, na comparação de 2020 e 2019. Um índice que já vinha sendo observado no Estado.

Dados do Observatório de Segurança Pública da Sesp mostram que, de janeiro a setembro, os homicídios aumentaram no Estado em 16,2%. Separando por regiões, o Sul teve maior alta com 43,8%, seguido da região serrana, com 36,7% e da região metropolitana, com aumento de 21,6%. Região Noroeste subiu 2,4% e só no Norte que o índice caiu 2,6%.

Foi parar nos discursos
Os números do Anuário de Segurança Pública foram debatidos ontem na Assembleia. Deputados, alguns candidatos a prefeito, levaram o assunto para a sessão e há quem já esteja incluindo o tema para os próximos programas de TV no horário eleitoral, apresentando propostas, como o aumento das Guardas Municipais, para combater a violência.

Vai parar na delegacia
A coligação “Amamos Barra de São Francisco” vai procurar a polícia e a Justiça Eleitoral para denunciar o que eles chamam de “ato de desespero”. Na calada da noite, grupos de vândalos estariam arrancando adesivos de carro e destruindo a propaganda do candidato a prefeito Enivaldo dos Anjos. Donos dos carros estão colhendo imagens de câmeras.

Mais abacaxis...

Imagem ilustrativa da imagem Segurança na pauta da campanha
O Ministério Público pediu a impugnação de Jander Vidal, vice na chapa da candidata à prefeita de Marataízes Norma Ayub, sob alegação de que ele foi condenado pelo Tribunal de Contas. Semana passada, a pedido do juiz eleitoral Jorge Orrevan, o chefe do cartório deu certidão de indeferimento da candidatura do prefeito Tininho Batista.

Campanha versus Covid!
O candidato a prefeito de Cariacica Sandro Locutor testou positivo para Covid-19 no último domingo. Há uma semana, foi a vez da deputada Lauriete contrair a doença. Em alguns estados já é notado um aumento de casos após o início da campanha, há 3 semanas. Aqui, de acordo com o Painel Coronavírus, o número de casos vem reduzindo. E, nessa semana, deve sair o protocolo sanitário para o período eleitoral.

Juiz manda cassar chapa em Alto Rio Novo
O juiz eleitoral Adelino Pires determinou a cassação da chapa do prefeito de Alto Rio Novo, Luiz Américo Borel, à reeleição, após denúncia de que um caminhão da prefeitura teria sido utilizado para fins particulares de eleitores – no caso, uma mudança –, no último dia 2. O juiz ainda decretou o pagamento de multa. O juiz usou como base o artigo 73 da lei 9.504/97 que veda ao agente público distribuir benefícios em ano eleitoral. O prefeito não foi localizado.

Por ora, sem sintomas
O deputado Amaro Neto esteve na última quinta-feira com o candidato a prefeito Sandro Locutor, fechando apoio. Ele deve fazer o teste de Covid hoje, mas já está em isolamento.

Mais mulheres na política
O Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela empresária Luiza Trajano, lança nesta semana uma carta compromisso para candidatas ao legislativo e às prefeituras de todo o País. O movimento, suprapartidário, quer que mais mulheres sejam eleitas.

Contrato prorrogado
Virou lei o projeto do vereador Leonil Dias que prorroga o contrato de quase mil servidores em designação temporária por mais um ano. O contrato terminaria em dezembro deste ano.

Homenagem merecida
O deputado Danilo Bahiense pediu um minuto de silêncio, na sessão de ontem, em homenagem a Gláucia Calmon, que morreu na última quinta após uma cirurgia cardíaca. Gláucia era supervisora do arquivo do jornal A Tribuna havia mais de 20 anos.

MATÉRIAS RELACIONADAS