Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Kleber Amorim

Plenário

Imagem do colunista Kleber Amorim

Kleber Amorim

Segurança na mesma tarde

14/01/2022 09:07:20 min. de leitura

Se em 2018, no Brasil,  o combate à corrupção foi o principal tema daquelas eleições, neste ano, a Segurança Pública, além da pandemia,  parece ter se tornado uma das preocupações fundamentais das classes políticas. Isso se mostra, por exemplo,  pela realização de dois eventos na tarde de ontem para reforçar programas de combate a crimes no Espírito Santo.

Enquanto o governo estadual lançava o Sistema Integrado de Monitoramento e Combate ao  Crime, conhecido como Cerco Inteligente, a Força-Tarefa de Segurança do Estado, formada por Polícia Federal, Rodoviária Federal e Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha, recebia mais um integrante: a Guarda Municipal da Serra.

Esta última é subordinada ao prefeito serrano, Sérgio Vidigal (PDT), considerado aliado de primeira hora do governo. O Palácio Anchieta, por sua vez, não faz parte do grupo.

Impactos nas eleições

O governo, que  não faz parte da força-tarefa, alegou na época de sua  criação, que já contava com um programa estruturado de enfrentamento ao crime: o Estado Presente em Defesa da Vida. Como a história vem se desenrolando até o momento,  nos bastidores não restam dúvidas de que os dois modelos que tratam  da segurança terão impactos no pleito.

Violência no parto

O tema violência obstétrica, que ganhou os noticiários com o caso da influenciadora digital Shantal Verdelho, parece também ter influenciado a criação de um projeto. O deputado Hércules (MDB), que é ginecologista, protocolou proposta que defende o parto humanizado e o fim desta violência. “Uma em quatro mulheres já sofreu violência no parto”, disse.

Animais da paz

A vereadora e defensora dos animais Raphaela Moraes, da Rede, partido do ex-prefeito Audifax, comemorou o lançamento do programa Animais Resgatados, Castrados e Acolhidos, ao lado do prefeito e desafeto do redista, Sergio Vidigal (PDT). Mostrou que quando envolve os bichos não existe rixa.

Mais guerra?

O MDB capixaba, que até pouco tempo vivia imbróglio pelo seu comando envolvendo o hartunguista Lelo Coimbra contra Marcelino Fraga, mais alinhado ao atual governador, pode estar voltando aos dias de guerra com a proximidade do pleito. O diretório de Colatina entrou com representação em Brasília pedindo a suspensão da comissão provisória no MDB-ES, sob a chefia  da senadora Rose de Freitas, que teve o comando prorrogado três vezes.

“Vamos novamente tentar o diálogo”, diz Rose

A senadora Rose de Freitas disse  que tem sido muito difícil compatibilizar todo o trabalho que ela tem dedicado ao Estado, municípios e ao País com a direção do MDB-ES, mas está conversando com cada um. “Tentando convencer que vale a pena pacificar, conviver e ressaltar a história do MDB, que deveria orgulhar a todos. É por ela que estou à frente do desafio e vim para essa sigla histórica, que alguns não respeitam e querem usar em proveito próprio”, contou.

Cavernas subterrâneas

O senador capixaba Fabiano Contarato (PT)  apresentou ontem um Projeto de Decreto Legislativo que tem como objetivo sustar decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que segundo o parlamentar, fragiliza os mecanismos de proteção das cavernas subterrâneas. 

Candidata conservadora

A coordenadora do Movimento Conservador do Estado e presidente do Direita-ES, Alexandra da Silva, será candidata a deputada estadual  e já estaria em conversa com partidos do seu espectro político. Perguntada, ela disse que não tinha a pretensão, mas o movimento teria pedido que ela se candidatasse. Entre suas bandeiras estão: escola sem partido; autismo; educação especial e animais. 

Campanha prorrogada

A campanha da Assembleia de arrecadação de alimentos, produtos de higiene, limpeza e outros donativos para os municípios impactados pelas chuvas, que iria até hoje, continuará até a sexta-feira da semana que vem. 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine para acessar: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login