Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Kleber Amorim

Plenário

Imagem do colunista Kleber Amorim

Kleber Amorim

Resultado da OAB sai ainda hoje

18/11/2021 10:14:27 min. de leitura

Ao todo, 16.255 advogados do Espírito Santo são esperados, hoje, das 9 até as 17 horas, para eleger a diretoria que ficará à frente da Seccional Capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) durante o triênio 2022 a 2024.

Diferente do último pleito, o local de votação em Vitória não será a sede da Ordem, próxima a Praça Getúlio Vargas, mas no Centro de Convenções, em Santa Lúcia. Outras 19 subseções no Estado receberão os votos. O resultado sairá ainda hoje.

Na véspera, ontem, os candidatos que encabeçam as três chapas da disputa aproveitaram para novamente ir em busca dos votos. José Carlos Rizk Filho, que tenta a reeleição, fez reuniões com apoiadores e visitas a escritórios. Érica Neves conversou com a advocacia nos fóruns de Vitória e de Vila Velha, e se reuniu com advogados à noite. Alexandre Rossoni também foi aos dois fóruns mais o da  Serra.

Agora vai?

Segundo um interlocutor próximo ao ex-senador Magno Malta, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, recuou e Jair Bolsonaro se filiará ao partido, possivelmente, dia 22. A Executiva nacional da sigla teria feito um documento dando carta branca para ser acertada a vinda do presidente da República. A fonte diz que o PL queria ele custasse o que custar.

Fazendo a ponte

Ainda conforme a fonte próxima a  Magno, ele e a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL-DF), foram os responsáveis por fazer a cabeça da cúpula do PL favoravelmente ao presidente. Em  Dubai, ao lado de Bolsonaro, Magno fez  a ponte entre as partes, ficando acertado, por exemplo, que não haverá apoios a partidos de esquerda.

No canal com tubarões

Em sessão na Assembleia, o líder do governo, Dary Pagung (PSB), votou contra o próprio projeto e a favor do veto a ele vindo do Palácio. Foi então que o decano Theodorico Ferraço (União Brasil) mandou a frase: “Ser líder de governo é atravessar o canal da mancha lotado de tubarões famintos”.

Marcha

O Fórum da Juventude do Espírito Santo (Fejunes) realiza a 14ª  edição da Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, no sábado.  

O ato, que faz parte das ações do Dia da Consciência Negra, terá início às 15 horas, na praça de Gurigica, em Vitória. O trajeto será até a praça do Itararé.

O evento contará com apresentações culturais, presença de autoridades e vai denunciar violências contra a juventude negra.

Convites para ir para o MDB e União Brasil

Presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia (Coinfra), o deputado Marcelo Santos (Podemos) esteve, ontem, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o ministro do STJ, Humberto Martins, para entregar livro com sugestões para desburocratizar o setor de obras. De noite jantou na casa de  Brasília da senadora Rose de Freitas (MDB), e com o ex-senador Ricardo Ferraço (União Brasil). Lá foi convidado para as duas agremiações.

Situação estabilizada

Marcelo, porém, nega que tenha ocorrido os convites. Disse que Rose já o fez, mas em março quando ela assumiu o MDB. Contou também que  está com sua situação no Podemos estabilizada. O PDT, porém, tenta reaver o mandato dele na Justiça Eleitoral por conta de troca de partido, supostamente,  sem justa causa. 

Relação estreita

O deputado disse que o encontro dos três simboliza a amizade entre eles e a  relação estreita com   Renato Casagrande (PSB). Marcelo é candidato à reeleição na Assembleia, e como Plenário já adiantou, Ricardo  é cotado para ser vice na chapa do governador  e Rose   também tem tido  nome ventilado como o que terá apoio dele  na reeleição ao  Senado. 

Falando nele

Casagrande, ontem, deu continuidade às lives que tem feito para responder a perguntas de internautas.

18 de novembro de 1930

Criada a OAB no País neste dia.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine para acessar: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login