Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Recuo não garante a pacificação

| 05/12/2019, 08:29 08:29 h | Atualizado em 05/12/2019, 08:37

Ao anunciar ontem, após uma reunião de quase 2h, o cancelamento da eleição antecipada da Mesa Diretora – ocorrida na quarta-feira passada –, o presidente Erick Musso disse, por nota, que “a decisão foi tomada para que se resguarde a estabilização e harmonia entre os Poderes”. Mas, a depender do dia de ontem, esta harmonia está longe de ocorrer.

Concomitantemente à divulgação da nota, os 22 deputados que participaram da reunião divulgaram uma “carta ao povo do Espírito Santo” defendendo a Assembleia e a legalidade da PEC que, aprovada por 23 votos, permitiu a reeleição de Erick.

A OAB-ES vai manter a ação civil pública questionando a emenda e os deputados Dary Pagung, Sergio Majeski, Iriny Lopes e Luciano Machado anunciaram um mandado de segurança no Tribunal de Justiça para derrubar a PEC. Já a oposição se movimenta também para questionar, na mesma esteira (judicialmente), a aprovação da PEC da Previdência.

Os jabutis na árvore
Além da oposição, o Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindilegis) também está estudando entrar com ação, contra a PEC da Previdência, usando os mesmos argumentos da OAB contra a PEC da Mesa Diretora.

As duas PECs foram votadas da mesma forma: com o apoio dos líderes partidários, foram criadas várias sessões ordinárias para a tramitação.

Enivaldo de licença?
O deputado Enivaldo dos Anjos, ex-líder do governo na Assembleia, estuda pedir, em breve, licença de 120 dias da Assembleia. Não seria por motivo de doença, embora a pressão do “coronel” tenha chegado às alturas nos últimos dias, mas para resolver problemas particulares. Se a licença ocorrer, o 1º suplente, Luiz Durão, tomará posse no lugar de Enivaldo.

Chama o espírito natalino!
Depois de uma semana com tensão a mil, cheia de emoções e reviravoltas, a Assembleia abre hoje suas comemorações de fim de ano. A deputada Janete de Sá vai levar uma cantata de Natal, com 500 crianças e adolescentes, para o plenário. A Ales está mesmo precisando do espírito natalino!

Procuradora da Lava a Jato no Estado
Acontece amanhã o III Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção, no Tribunal de Contas do Estado. Na parte da manhã, terá premiação aos alunos com a melhor redação sobre combate à corrupção.

Já à tarde haverá palestras a empresários e órgãos de controle com a procuradora da República Marisa Varotto Ferrari, da força-tarefa da Lava a Jato do Rio.

“A Assembleia ouviu o clamor popular”, diz Davi

“A Assembleia ouviu o clamor popular e foi exemplar em recuar”. Foi dessa forma que o chefe da Casa Civil, Davi Diniz, viu a anulação da eleição antecipada que reelegeu o presidente Erick Musso e pegou o governo de surpresa. Hoje, Davi deve se encontrar com Erick para “sentir” o deputado. Ele não acredita que ocorra uma nova eleição neste ano e nem nos próximos meses. Nesta semana, o governo pediu para segurar as matérias, inclusive os vetos. “Era para sentir o ambiente, os discursos, trabalhar o realinhamento”, disse Davi.

Galeria

Combate ao abuso infantil
O deputado Lorenzo Pazolini, presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia, faz às 19h de hoje, no distrito de Garrafão, em Itapemirim, palestra sobre combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Foram 27 casos de estupro no município, de janeiro até novembro deste ano.

Rindo à toa
O vereador de Vitória Roberto Martins, autor do projeto que aprovou o piso salarial do magistério, foi ovacionado por professores que lotaram a galeria da Câmara, na terça-feira, dia da aprovação da matéria.

Muito amor envolvido
Comentário de uma leitora do Tribuna Online sobre o fim da greve de ônibus antes mesmo de começar: “Graças a Deus porque eu não iria aguentar meu marido em casa”.

Amigo “x” na assembleia...
Este ano? Melhor não fazer!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: