Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Colunista

Plenário

Mudança traz insegurança

Kleber Amorim | 24/01/2022, 09:35 09:35 h | Atualizado em 24/01/2022, 09:35

Os partidos PT, PSB, PCdoB e Rede decidiram recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir mais prazo para a formação das federações partidárias.  As siglas desejam argumentar que o tempo é curto para a consolidação do instituto.

O período para registro das federações acaba no início de abril, seis meses antes das eleições, assim como as filiações. Os partidos querem o prazo aprovado pelo Congresso, até julho.

“Qual o problema? Isso vai causar insegurança jurídica. Porque, se um candidato se filiar a um partido A, por exemplo, para ser governador, e esse partido fizer uma federação com um partido B que já tenha também um candidato a governador, isso pode prejudicar, causar insegurança”, analisa o advogado especialista em Direito Eleitoral, Marcelo Nunes.
 “É importante essa federação estar definida até o dia 2 de abril, porque o pré-candidato saberá onde estará se filiando.”

Carta aos fiéis
Em carta aos fiéis e membros da Igreja Católica, o coordenador diocesano da Arquidiocese de Vitória, padre Renato Criste escreveu que a mudança dos desfiles das escolas de samba para abril “não deve nos afetar ou confundir, enfraquecendo o nosso espírito quaresmal e desviar o nosso caminhar para uma Semana Santa dentro do Espírito Evangélico”.

Ômicron pressionando
Em discurso recente, o governador Renato Casagrande (PSB) lembrou que mesmo que não tenha a mesma gravidade de outras variantes, a Ômicron pressiona o sistema de saúde, os hospitais e interna gente. “Infelizmente algumas dessas pessoas perdem a vida. Então vamos continuar trabalhando, continua sendo um desafio para nós”, disse.

Colete não cola mais?
 “Apesar de ainda passar uma forte imagem de trabalhador, o colete da Defesa Civil sempre usado por políticos em visita a áreas de risco e alagamentos já está vencido. A imagem dos tempos políticos modernos é o trabalho efetivo”, constata o  especialista em marketing político Fernando Carreiro.

Recomendação
Após constatar supostas irregularidades na nomeação de servidores comissionados para exercerem funções técnicas na Prefeitura de Afonso Cláudio, o Ministério Público de Contas (MPC-ES) expediu recomendação à prefeitura para que informe, no prazo de 20 dias, as medidas adotadas para extinguir os cargos em comissão de advogado e procurador adjunto e realizar concurso público para o preenchimento dos cargos vagos de procurador municipal.

Identificação de veículos
Na semana que passou, o MPC-ES também expediu recomendação à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) para que adote providências imediatas e exija de todos os órgãos estaduais, autarquias e fundações a correta identificação dos veículos oficiais.

O órgão estabeleceu prazo de 60 dias para que a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos  informe as medidas adotadas para cumpri-la.

Mais de 300 veículos
Conforme apuração do MPC-ES, 325 veículos oficiais do Estado estão totalmente descaracterizados ou identificados de maneira incompleta.

Escritório da Onu
Já no Ministério Público do Estado (MP-ES), a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, recebeu na semana passada os representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), Ana Carolina Pekny e William Ferreira, interessados em conhecer “as boas práticas do Estado na gestão eficiente do sistema prisional”. No encontro, a chefe do MP ressaltou a importância da atuação do órgão para os “avanços observados no sistema prisional capixaba”.

Perfil no Twitter
O MP-ES na mesma semana também lançou o perfil oficial da instituição no Twitter. A iniciativa, segundo o órgão, é ampliar a presença digital e contribuir na divulgação dos seus serviços e ações, “deixando o MP ainda mais próximo da sociedade”.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS