Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

MP-ES adere a ato nacional

| 13/10/2021, 10:44 10:44 h | Atualizado em 13/10/2021, 11:13

O Ministério Público do Estado (MP-ES) publicou em sua página, ontem, convocação para ato em defesa da independência do órgão, hoje, às 17 horas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Santa Helena, Vitória.

Os procuradores e promotores capixabas se juntarão aos MPs de outras capitais contra a PEC 05 e o aumento de poder de influência de deputados e senadores na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A proposta, entre outras coisas, passa de dois para quatro o número de indicados do Congresso para o Conselho, além de permitir, inclusive, que o CNMP anule investigações.

“A PEC 05, que está para ser votada na Câmara, desfigura o modelo constitucional do MP, pela quebra de dois pilares: permite a interferência política direta no MP e enfraquece a atuação independente dos seus membros”, escreveu o MP-ES.

Veto para votar hoje
Sem sessão esta semana por conta do feriado de ontem, o plenário da Assembleia retorna aos trabalhos hoje, às 9 horas, com 50 itens na pauta da Ordem do Dia para serem apreciados pelos deputados.

Isso se o veto parcial do governo a um projeto de Durão (PDT) for votado. Caso não seja, trancará a pauta e o clima de feriadão deve continuar.

Pode ficar para segunda
A matéria vetada parcialmente obrigava prestadores de serviço a dizerem aos clientes, previamente e por escrito, acerca de alteração do meio para o pagamento dos serviços. Caso ele não seja votado hoje, provavelmente será só na segunda-feira.
Isso porque as quartas são os últimos dias da semana em que ocorrem sessões na Assembleia.

Boné com sol e chuva
Em uma propaganda de cooperativa de laticínios, inaugurada semana passada, em Cachoeiro, o governador aparece com boné da marca. Era sol. Ontem, em vídeo, em obra contra as inundações de Vila Velha, estava com um do Notaer. Era chuva. O que as andanças pelo Estado também podem mostrar é que ele não deve pedir o boné em 2022.

Será?
Os problemas com inundações na Grande Vitória, principalmente em Vila Velha, é antigo e já fez parte de muitas promessas de políticos de antes como de agora. Ontem, o governador Renato Casagrande (PSB) esteve em uma das obras do governo no município canela-verde e prometeu solução definitiva para o velho problema. “As obras de macrodrenagem funcionarão como um sistema que irá resolver em definitivo diversos locais que sofrem alagamentos”, disse.

Operando alianças
O médico Gustavo Peixoto (Pros) aproveitou o feriado e foi a São Mateus, onde realizou reunião política com o ex-deputado federal Jorge Silva (Solidariedade). Em pauta, a costura de uma aliança para 2022, quando ambos deverão disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. “Os dois são médicos, cirurgiões, têm perfil moderado em seus posicionamentos e enxergam convergência de pautas. Tem tudo para dar liga”, disse pessoa ligada ao primeiro.

Sessão dia do professor
A Comissão de Educação da Câmara de Guarapari promove, na sexta, às 15 horas, sessão solene em homenagem ao Dia do Professor. Participam: a secretária de Educação, Tamili Mardegan; sindicatos; e o deputado Sergio Majeski (PSB).

Anúncio de obra
O vereador de Vitória Mauricio Leite (Cidadania) prometeu anunciar ordem de serviço para revitalização da praça da Igreja Católica de Jardim Camburi. Segundo ele, fruto do bom entrosamento dele com o prefeito Pazolini (Republicanos).

Pode tentar a Câmara
O vereador reeleito de Cariacica Renato Machado (Avante) poderá disputar em 2022 uma das 10 vagas capixabas na Câmara Federal. “Mas a princípio virei a estadual”, disse.

Câmara de Vitória
Haverá sessão hoje, 9h30. Na segunda, não teve por queda de luz.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: