Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Kleber Amorim

Plenário

Imagem do colunista Kleber Amorim

Kleber Amorim

Mais presidenciáveis em 2021

21/10/2021 11:06:29 min. de leitura

A capital capixaba recebe no sábado o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que deverá disputar prévia no PSDB com o também governador João Doria, de São Paulo. Os dois, inclusive, já passaram por aqui em 2021.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), que pode ser candidato no PSD, também veio e em meados de dezembro pode pintar ainda o ex-presidente  Lula do PT. Pessoas ligadas ao partido contam que o ambiente é favorável e deverá repetir 2017 quando ele esteve no mesmo mês em Vitória.

Mas o que pode estar em comum na vinda de todos seria quem  querem cortejar. “Renato Casagrande  tem força no PSB e é bem avaliado nacionalmente, assim como Freixo, Flavio Dino e Paulo Câmara. Então atrair os nomes fortes do PSB pode viabilizar a formação de uma federação partidária em 2022”, avalia o doutor em Ciência Política, Vinícius Zuculotto.   

Votos de Bolsonaro

O também cientista político Paulo Edgar Resende tem outra visão. Acredita que nomes como Doria, Eduardo Leite e Pacheco podem estar querendo disputar os eleitores de Bolsonaro no Estado. 

“Principalmente os que são de uma direita não bolsonarista, podem estar mais interessados nestes votos dos  capixabas”, analisa.

Eleições em escolas

 As eleições para diretores de escolas da rede de ensino de Vitória acontece hoje nas  103 unidades do município,  das 7 às 18 horas. Nas escolas com EJA até às 20 horas. O TRE-ES disponibilizou um total de 103 urnas a pedido da Secretaria de Educação para votação da comunidade escolar. A apuração será pela somatória dos Boletins de Urna Impressos.

Espaço “Luta Livre”

 Espaço na Câmara de Vitória para o cidadão se manifestar, chamado de Tribuna Livre,  por pouco não trocou de nome  para    Luta Livre. Por conta de quem falaria  após um convidado, Denninho, Luiz Emanuel – ambos do Cidadania – e Dalto Neves (PDT) discutiram com direito a gritos e xingamentos.

Não participou

 Segundo a assessoria de imprensa da deputada Iriny Lopes (PT), a antecipação do relatório da CPI da covid por Renan Calheiros, no Senado, acabou excluindo vários depoimentos, inclusive o da capixaba Vilma Tupinikim. “Em vez disso, a indígena de Aracruz participará de um encontro virtual com outras vítimas, organizado pela Associação Vida e Justiça, que será encaminhado à Comissão de Direitos Humanos do Senado”, escreveu.

Prefeito sai em defesa de braço direito

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), saiu em defesa de seu braço direito e secretário de governo, Messias Donato, sobre informação dos bastidores  de que o alerta teria sido aceso na Igreja Quadrangular  por conta de sua líder já ter orado por Jair Bolsonaro e o Solidariedade, partido a que Messias passou a presidir, defender  o impeachment do presidente. “Ele foi escolhido em processo democrático na igreja, goza de confiança”, disse Euclério.

Partido com  autonomia

Messias disse que há 30 anos trabalha  com  Euclério  a  valorização da vida e pautas que comungam e convergem com o pensamento cristão. Disse ter orado junto a liderança da igreja por Bolsonaro e que o Solidariedade no Estado tem autonomia para  caminhar com quem quiser.

Orientações às mulheres 

A presidente da Federação de Mulheres Empreendedoras, Sandra Gomes e a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão, firmaram parceria de orientação jurídica para  empreendedoras na economia solidária.

Leão da Montanha

Em nota  ontem, a coluna confundiu o   antigo personagem dono do   bordão “saída, pela esquerda”. Era o Leão da Montanha e não o  Hong Kong Fu. O famoso  felino  rosa também tinha suas saídas pela direita. 

Patrono do Instituto

Neste dia em 1838, Dom Pedro II se tornava patrono do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.