Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Kleber Amorim

Plenário

Imagem do colunista Kleber Amorim

Kleber Amorim

Gilson Daniel no PSB?

05/10/2021 10:57:37 min. de leitura

Zum-zum-zum que tem se ouvido no mercado político, nos últimos dias, apontam que o ex-prefeito de Viana e atual secretário de governo de Renato Casagrande (PSB), Gilson Daniel, poderá deixar a presidência do Podemos-ES para ser candidato a deputado federal no partido do governador.

Mas tanto ele, como o presidente do PSB-ES, Alberto Gavini negam conversas sobre o suposto namoro, cuja especulação teria ganhado força após alteração nas regras eleitorais para 2022, onde as chapas dos partidos e federações poderão ter no máximo 11 candidatos para disputar a Câmara Federal.
Em 2018, quando podiam ser até 30 nomes, as legendas tiveram que atingir o quociente eleitoral de 193.301 votos para conquistar uma cadeira. Agora, como serão menos candidatos para chegar a uma quantidade parecida de votação, haveria o interesse das siglas em compor com 11 nomes mais fortes.

Nome à disposição
Gilson Daniel contou que seu nome está à disposição para ser candidato a deputado federal, mas pelo Podemos. “Não teve conversa (com o PSB), zero chances. O Podemos terá chapa de estadual e de federal”.
Alberto Gavini disse que Gilson é um grande companheiro e que “seria uma honra, mas não existe conversa nem formal, nem informal”.

Sal-gema em discussão
A Frente Parlamentar da Assembleia que debate à exploração das jazidas de sal-gema, presidida por Freitas (PSB), se reúne hoje com uma comissão de Conceição da Barra que também trata do tema. Vão discutir a mão de obra que será usada na exploração do mineral. Representantes da Agência Nacional de Mineração também participam.

Polenta e Fogão
Em evento recente da segurança pública, o secretário Alexandre Ramalho disse que o chefe Renato Casagrande (PSB) é aquela pessoa que você quer receber em casa para comer polenta e ver o jogo do Botafogo. O time é o do coração do governador, e também está na corrida para ficar bem em 2022.

Homenagens
Um dos fundadores do PT-ES, Geraldo do Carmo, foi lembrado ontem, tanto na sessão da Câmara de Vitória pela manhã, como na da Assembleia de tarde.
Os vereadores Luiz Emanuel (Cidadania) e Karla Coser (PT), mais as deputadas Iriny Lopes (PT) e Janete de Sá (PMN) prestaram homenagem ao ex-metalúrgico, morto domingo por covid. Além de história no movimento sindical, Geraldo também foi um dos criadores do bloco Tô Bebo.

Área técnica opina para que Amunes preste conta
A área técnica do Tribunal de Contas (TC-ES) se manifestou para que seja determinada à Associação dos Municípios (Amunes) a devida prestação de contas anual dos recursos públicos por ela administrados. Quer também que a entidade passe a observar os procedimentos previstos na Lei de Licitações para aquisição de bens e contratação de serviços, seleção de pessoal, e atividades que estejam relacionadas a despesas com recursos públicos.

Palestra online
O advogado e professor Adriano Pedra ministra palestra online no 20º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional e Cidadania, hoje, às 19 horas, pelo YouTube. As inscrições podem ser feitas via Sympla.
Conscientização
Quando a criança tem dificuldade para encadear letra, formar palavras e não relaciona bem os sons das sílabas, é possível que tenha dislexia. É o que aponta projeto do deputado Bruno Lamas (PSB), que cria para outubro, a semana de conscientização sobre o distúrbio.
Inovações eleitorais
O TRE-ES e seu presidente, Samuel Meira Brasil Júnior, participam com duas indicações, hoje, do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, por novidades tecnológicas implantadas no âmbito da Justiça Eleitoral, com o aplicativo Justifica Brasil.
Constituição atual
Nesta data, em 1988, foi promulgada a atual Constituição do Brasil.