Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Kleber Amorim

Ensino superior para presos

| 25/07/2022, 07:53 07:53 h | Atualizado em 25/07/2022, 07:54

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) estuda a possibilidade de criar parcerias com universidades particulares para que internos possam fazer um curso superior.

Segundo a pasta, muitos almejam continuar os estudos e a maioria possui um grande interesse nas áreas de Logística, Elétrica e Educação Física. Eles hoje contam apenas com o fornecimento de cursos técnicos.

“Algumas faculdades demonstraram interesse em fazer essa parceria com o sistema penitenciário. Estamos estudando essa possibilidade”, informou a Sejus.

Como está no campo das ideias, ainda não existe um projeto, a quantidade de presos que serão atendidos e os tipos de internos que poderão contar com o benefício.

Mas, segundo a Sejus, tudo dependerá do nível de escolaridade, do tamanho da pena e de qual tipo de regime deles.

Novo presídio

Mais certa no momento é a construção de um novo presídio no município de Vila Velha, de acordo com  informações da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Trata-se da Penitenciária VI do complexo do Xuri. Conforme a secretaria, as obras já estão em andamento, e a estrutura vai acomodar 800 internos.

Por via das dúvidas

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) instalou uma cerca em frente ao seu prédio para evitar qualquer tipo de vandalismo durante a Marcha para Jesus com o presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida no último sábado, na Terceira Ponte. 

A marcha fez o trajeto de Vila Velha a Vitória e terminou na Praça do Papa, próxima à Corte eleitoral.

Não vão querer levar

O pré-candidato ao governo Guerino Zanon (PSD) e o pré-candidato à reeleição na Assembleia, Carlos Von (DC), foram à feira de Muquiçaba, quinta. Na capa do carrossel de fotos no Instagram, posaram segurando abacaxis. Mas, lembrando Chacrinha, é tudo o que eles não vão querer levar nas eleições.

Projeção

Ao lançar pré-candidatura a deputado federal, na última semana, Sergio Majeski (PSDB) defendeu que os capixabas precisam que as demandas do Estado ganhem projeção nacional e sejam realmente ouvidas: 

“Não dá mais para deixar apenas aqui o que precisa ser visto e resolvido nacionalmente. Nossa bancada necessita de representação qualificada, de gente que tenha o compromisso com seus princípios e traga resultados.”

Pedido do ex-presidente

A presidente do PT-ES, Jackeline Rocha, lançou sua pré-candidatura a deputada federal na noite de sexta-feira, em Vitória. No evento, que contou com a presença de lideranças petistas e outros apoiadores, Jackeline ressaltou os motivos que a levaram a decidir concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados.

O principal, segundo ela, foi o convite feito diretamente pelo ex-presidente Lula para que concorresse à vaga.

GALERIA

Aliança PT e PSB

“Se tudo der certo, terei imensa alegria em ser uma peça importante dessa ponte entre um possível governo capixaba do PSB e a Presidência petista em Brasília”, disse Jackeline Rocha. Ela se  referiu à aliança PT e PSB nacionalmente e agora também no Estado após retirada da pré-candidatura de Fabiano Contarato.

Maio Laranja

Os vereadores de Vitória aprovaram em sessão da semana que passou urgência na votação do projeto que cria o “Maio Laranja”. A data é alusiva ao combate à violência, ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta é  do vereador Davi Esmael (PSD).

Juventude

A Câmara da capital, também na semana passada, realizou audiência pública para debater a participação e políticas públicas para a juventude.

Proposição

A atividade foi proposta pela vereadora Camila Valadão (Psol).

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS