Ensino superior para presos
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) estuda a possibilidade de criar parcerias com universidades particulares para que internos possam fazer um curso superior.
Segundo a pasta, muitos almejam continuar os estudos e a maioria possui um grande interesse nas áreas de Logística, Elétrica e Educação Física. Eles hoje contam apenas com o fornecimento de cursos técnicos.
“Algumas faculdades demonstraram interesse em fazer essa parceria com o sistema penitenciário. Estamos estudando essa possibilidade”, informou a Sejus.
Como está no campo das ideias, ainda não existe um projeto, a quantidade de presos que serão atendidos e os tipos de internos que poderão contar com o benefício.
Mas, segundo a Sejus, tudo dependerá do nível de escolaridade, do tamanho da pena e de qual tipo de regime deles.
Novo presídio
Mais certa no momento é a construção de um novo presídio no município de Vila Velha, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Trata-se da Penitenciária VI do complexo do Xuri. Conforme a secretaria, as obras já estão em andamento, e a estrutura vai acomodar 800 internos.
Por via das dúvidas
O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) instalou uma cerca em frente ao seu prédio para evitar qualquer tipo de vandalismo durante a Marcha para Jesus com o presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida no último sábado, na Terceira Ponte.
A marcha fez o trajeto de Vila Velha a Vitória e terminou na Praça do Papa, próxima à Corte eleitoral.
Não vão querer levar
O pré-candidato ao governo Guerino Zanon (PSD) e o pré-candidato à reeleição na Assembleia, Carlos Von (DC), foram à feira de Muquiçaba, quinta. Na capa do carrossel de fotos no Instagram, posaram segurando abacaxis. Mas, lembrando Chacrinha, é tudo o que eles não vão querer levar nas eleições.
Projeção
Ao lançar pré-candidatura a deputado federal, na última semana, Sergio Majeski (PSDB) defendeu que os capixabas precisam que as demandas do Estado ganhem projeção nacional e sejam realmente ouvidas:
“Não dá mais para deixar apenas aqui o que precisa ser visto e resolvido nacionalmente. Nossa bancada necessita de representação qualificada, de gente que tenha o compromisso com seus princípios e traga resultados.”
Pedido do ex-presidente
A presidente do PT-ES, Jackeline Rocha, lançou sua pré-candidatura a deputada federal na noite de sexta-feira, em Vitória. No evento, que contou com a presença de lideranças petistas e outros apoiadores, Jackeline ressaltou os motivos que a levaram a decidir concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O principal, segundo ela, foi o convite feito diretamente pelo ex-presidente Lula para que concorresse à vaga.
GALERIA
Aliança PT e PSB
“Se tudo der certo, terei imensa alegria em ser uma peça importante dessa ponte entre um possível governo capixaba do PSB e a Presidência petista em Brasília”, disse Jackeline Rocha. Ela se referiu à aliança PT e PSB nacionalmente e agora também no Estado após retirada da pré-candidatura de Fabiano Contarato.
Maio Laranja
Os vereadores de Vitória aprovaram em sessão da semana que passou urgência na votação do projeto que cria o “Maio Laranja”. A data é alusiva ao combate à violência, ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta é do vereador Davi Esmael (PSD).
Juventude
A Câmara da capital, também na semana passada, realizou audiência pública para debater a participação e políticas públicas para a juventude.
Proposição
A atividade foi proposta pela vereadora Camila Valadão (Psol).