Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

“Decisão mexe com o coração do PT”

| 14/03/2021, 10:02 10:02 h | Atualizado em 14/03/2021, 10:33

A decisão do ministro do STF Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente Lula – ainda que não tenha analisado o mérito –, deu um gás ao PT capixaba, que já tem se articulado para as eleições de 2022.

Desde 2016, o PT tem enfrentado muitas derrotas nas urnas e não elegeu nenhum prefeito no Estado no ano passado. Mas, agora, está animado.

“É uma luz no fim do túnel, tira muito o peso da criminalização do partido, do antipetismo, embora saibamos que Lula ainda vai responder aos processos. É um alívio, mexe com o coração do PT”, disse a presidente do PT-ES, Jackeline Rocha.

Com a possibilidade de Lula ser candidato a presidente, o partido precisa de um palanque no Estado, por isso é certo que terá candidatura própria ao governo. “Não é só para marcar posição, mas para construir um programa. Vamos em busca de aliados”. O PT reuniu ontem seu diretório e no próximo dia 27 participa de um congresso da Região Sudeste.

Coser na Ales?
O ex-prefeito João Coser (PT), que perdeu no 2º turno a disputa para novamente comandar a capital, deve disputar a eleição proporcional no ano que vem. O martelo ainda vai ser batido, pois ele está entre a Câmara Federal e a Assembleia, mas a tendência é que dispute uma vaga de deputado estadual. Já o deputado federal Helder Salomão vai à reeleição.

Pode abrir igrejas?
No meio eclesiástico, muitos padres e pastores divergem sobre como proceder nos municípios de risco alto. Pode abrir as igrejas? Pode ter cultos e missas? A Secretaria Estadual de Saúde assinou, em agosto de 2020, a nota técnica 72/2020 em que recomenda a não realização de atividades religiosas presenciais em cidades com riscos alto e moderado.

Imagem ilustrativa da imagem “Decisão mexe com o coração do PT”
|  Foto: AT
Blitz da migração do boteco
A Prefeitura de Vitória deve reforçar as blitze na cidade para evitar que moradores de municípios de risco alto “migrem” para a capital atrás de bares e restaurantes durante a noite e a madrugada. Serra e Vila Velha, na região metropolitana, estão em risco alto de contaminação do coronavírus.

Hércules diz que pensou em deixar o MDB
O deputado Hércules Silveira admitiu que andou pensando em se desfiliar do MDB. “Estava com essa intenção e pelo menos três outros partidos já tinham me convidado. Mas eu vou aguardar, agora que sou secretário do partido, vamos ver se vamos conseguir formar uma chapa boa. Do contrário, saio na janela partidária. Teve uma época que o MDB tinha 7 deputados, agora só tem eu”.

Pacote de incentivos fiscais em Cariacica
A Câmara de Cariacica aprovou um pacote de incentivos fiscais do município para empresas que queiram se estabelecer ou abrir negócios na cidade. Entre os benefícios, estão: desconto de até 90% no ISSQN, até 90% de IPTU, até 50% no ITBI, além da isenção na taxa do Habite-se, entre outras. A isenção é limitada a cinco anos e a empresa precisa ficar 10 anos no município e ter pelo menos 50% dos funcionários que sejam de Cariacica.

Galeria

Reforço de peso
Advogada e ex-prefeita de Alto Rio Novo, Maria Emanuela Pedroso será subsecretaria estadual de Governo. Ela foi por dois anos secretária executiva da Amunes e segundo o secretário de Governo, Gilson Daniel, ela coordenou os avanços da associação.

Transferido
O ex-secretário de Turismo Dorval Uliana foi nomeado subsecretário de Aquicultura e Pesca na Secretaria de Estado da Agricultura.

Parceria pelo rio
Parceria entre o DER e a Ufes pretende desenvolver estudos do projeto de fixação da foz do rio Cricaré, na região Norte capixaba.

Diplomas na mira
Quatro vereadores de São Gabriel da Palha protocolaram pedido de abertura de CPI para investigar supostos diplomas falsos de servidores do município. Para que a CPI seja aberta precisa do voto de 7 vereadores, na sessão da próxima terça.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: