Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Kleber Amorim

Blocos na rua na eleição da OAB

| 16/08/2021, 07:38 07:38 h | Atualizado em 16/08/2021, 07:55

A eleição da OAB será só em novembro, mas a pré-campanha já começou com os cotados contratando equipes de marketing, discutindo bandeiras e criticando os adversários.

O atual presidente, José Carlos Rizk, é cotado à reeleição, embora não esteja tratando sobre o assunto agora. Pesam a seu favor conquistas recentes da Ordem, como as ações no CNJ pelas comarcas e pela vaga de desembargador no TJ.

A advogada Erica Neves, que foi secretária-geral-adjunta da OAB-ES, também deve disputar e já tem até slogan nas redes sociais: “A Ordem que a gente quer tem que ter a sua cara”. Diz querer uma gestão inovadora, transparente e participativa.
O advogado Alexandre Rossoni também já colocou o bloco na rua e nas redes sociais, onde tem publicado vídeos com depoimentos curtos de advogados da Grande Vitória e de outras regiões do Estado, sobre bandeiras e temas que ele defende.

Pauta conjunta
Uma pauta que é comum dos três é o reajuste da tabela dos advogados dativos — profissionais que não são da Defensoria Pública, mas assumem a função por ordem da Justiça.
Num evento semana passada, pelo Dia da Advocacia, o governador disse que o pleito era legítimo e se comprometeu a dar resposta, após ser provocado pelo presidente Rizk.

Atendimento prioritário
A Comissão de Justiça da Câmara Federal, que tem dado andamento a alguns projetos antigos, aprovou texto do hoje prefeito Sérgio Vidigal – de 2015, de quando ele era deputado federal – para garantir atendimento policial especial ininterrupto às mulheres vítimas de violência.

E que, de preferência, a vítima seja atendida por uma policial mulher.

Brasil e Portugal na Prainha
A Associação dos Portugueses no Espírito Santo (Apes) promove, amanhã, uma reunião comunitária sobre o monumento à comunidade luso-capixaba que será construído na Prainha, em Vila Velha – recursos do governo do Estado. O encontro será às 19h na Academia de Letras de Vila Velha.

Cadeiras para as mulheres
O deputado federal Neucimar Fraga protocolou um projeto de lei que reserva 30% das cadeiras do parlamento para as mulheres. Ele já tinha apresentado uma PEC de mesmo teor, em março, e no Senado também há uma frente discutindo o mesmo tema. Hoje, há cota para candidaturas e distribuição de recursos, mas não para a ocupação das vagas. Na Câmara Federal, as mulheres ocupam 15% das vagas.

Damares em audiência na Câmara de Vitória
A ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, e o procurador federal Guilherme Schelb participam de audiência pública na Câmara de Vitória na próxima quinta-feira sobre os desafios e possibilidades de se proteger crianças e adolescentes no Estado. O evento, idealizado pelo presidente da Câmara, Davi Esmael, é presencial, mas haverá limite de público, por meio de inscrições antecipadas, mas também será transmitido de forma online.

Fórum feminino
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Guarapari promove na próxima quarta, no Sesc, o 1º Fórum de Mulheres de Guarapari. O evento contará com palestras da delegada Francini Moresch e da psicóloga Satina Pimenta que falarão sobre violência doméstica.

Prorrogada
A Comissão Especial de Fiscalização da Rodosol da Ales foi prorrogada e vai funcionar até o final da atual legislatura (31 de janeiro de 2023).

Indicações aos prefeitos
A Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia fez indicações a todos os prefeitos para que reconheçam o conselheiro tutelar como servidor público efetivo.

Samu 100%
Até o final do ano, o governo do Estado deve ter cobertura de 100% do Samu nos municípios capixabas.

Semana promete
A Câmara Federal deve votar amanhã o 2º turno da reforma eleitoral.

MATÉRIAS RELACIONADAS