Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Ausências sentidas de aliados

| 25/08/2021, 06:55 06:55 h | Atualizado em 25/08/2021, 07:03

As ausências de um aliado e de um membro do primeiro escalão do governador Renato Casagrande (PSB), em Colatina, foram sentidas durante as comemorações dos 100 anos da cidade do Norte do Estado, no último final de semana.

O deputado federal Josias Da Vitória (Cidadania), líder da bancada capixaba em Brasília, e o secretário estadual de Agricultura, Paulo Foletto, não acompanharam Casagrande nos festejos e nas ordens de serviços, ocorridos sábado e domingo na “Princesa do Norte”. Detalhe: os dois são colatinenses.


No sábado, Da Vitória participou de evento ao lado do possível candidato a governador, Erick Musso (Republicanos), em Aracruz. No domingo, participou de missa em Colatina em banco afastado de Casagrande. O motivo seria suposto apoio do socialista à reeleição da senadora Rose (MDB), sendo que Da Vitória também teria interesse em disputar o Senado.

Direito de apoiar
Da Vitória disse ter participado das comemorações em Colatina e de evento em Aracruz, onde o prefeito é do partido dele. “Seria muito pequeno da minha parte tratar dessas pautas dentro de um contexto político-eleitoral. Acerca da eleição de 2022: o governador tem o direito de apoiar quem quiser. Mas não estou discutindo eleições no momento”, disse.

Mudanças em cartórios
O projeto do TJ-ES que reestrutura as serventias judiciais, permitindo a criação, desativação e divisão de cartórios, foi aprovado, ontem, na Comissão de Cidadania da Assembleia.

O relatório de Bruno Lamas (PSB) acatou parte das emendas, rejeitou outras e os deputados tiraram algumas. Com as alterações, a Comissão de Justiça volta a analisar.

Esquentando os tamborins
O retorno dos eventos das escolas de samba e o planejamento do Carnaval 2022 serão debatidos amanhã, no plenário da Câmara de Vitória, em reunião da Comissão de Cultura e Turismo. Participam vereadores, o secretário municipal de Cultura, Luciano Cagno, ligas e presidentes de agremiações.

Bandeira
Diferente do que tem circulado nas redes sobre a bandeira do Brasil desfraldada pelo Exército, domingo, na 3ª Ponte, não se trata de apoio às manifestações políticas, marcadas por apoiadores de Bolsonaro para o 7 de Setembro. Mas de um treinamento para a data em seu sentido cívico, quando se comemora a Independência do Brasil. Por conta da pandemia, haverá um ato menor no 38º BI com autoridades e o desfraldamento da bandeira.

Frescobol e altinha só na Curva e em Camburi
Os vereadores de Vitória aprovaram projeto de Anderson Goggi (PTB) que determina que somente as praias com extensão mínima de 300 metros terão liberados o frescobol e a altinha, essa última também conhecida como controle. Apenas Camburi e Curva da Jurema atendem a esse requisito, nas demais estarão vedadas as práticas das atividades de novembro a março – quando o número de banhistas é maior –, e durante meses de junho e julho.

Maurício Leite candidato
Não se trata do vereador de Vitória visando voos mais altos em 2022, mas o administrador, de 31 anos, Maurício Leite Filho, que será candidato a deputado estadual. O partido não deverá ser o Cidadania do pai, mas o PL ou o Solidariedade.

Vou de bike
A vereadora da capital, Camila Valadão (Psol), apresentou na Câmara, ontem, Projeto de Lei que cria o programa “Vou de Bicicleta” e o selo “Empresa Amiga do Ciclista”. A proposta visa fomentar empresas que incentivam funcionários a priorizarem a bicicleta como transporte.

IPI de rochas e cerâmicas
O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que define alíquota de 1% de IPI dos itens de pavimentação ou revestimento com origem de rocha e cerâmica. O ato foi comemorado pelo deputado Evair de Melo (PP), que cobrou a medida em Brasília.

Dia do Soldado
É comemorado na data de hoje.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: