Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Assinado acordo para construção de refinaria e fábrica de lubrificantes no Estado

| 29/05/2020, 17:06 17:06 h | Atualizado em 29/05/2020, 17:12

O Estado assinou com as empresas EnP e Oil Group, nesta sexta-feira (29), um acordo para desenvolver os projetos de construção da Refinaria Espírito Santo (RefinES) e da Fábrica Capixaba de Lubrificantes e Asfalto (LubCap) no Estado. O secretário de Desenvolvimento do Estado, Marcos Kneip, participou da cerimônia, que foi virtual.

Os locais onde serão construídas a refinaria e a fábrica ainda não foram definidos, mas segundo o presidente da EnP – plataforma de negócios na área de energia –, Marcio Felix, Presidente Kennedy e Aracruz são “excelentes possíveis localizações”.

Segundo ele, a RefinES terá capacidade inicial de 30.000 barris por dia, com geração de gasolina, diesel, óleo diesel marítimo (bunker) e óleo combustível. Já a LubCap terá capacidade inicial de produzir 1.000 barris por dia de lubrificantes e 500 toneladas por dia de asfalto, agregando valor ao óleo pesado produzido no Estado.

Os investimentos para os dois projetos são na ordem de R$ 2 bilhões e, para Felix, o Espírito Santo é um dos estados de melhor ambiente para se investir no País.

A Oil Group é uma empresa americana integrada de petróleo e gás envolvida na aquisição de dados, exploração, produção e refino. Possui 10 ativos onshore e offshore no Nordeste e pretende construir seis refinarias de pequeno porte nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Sergipe/Bahia e Mato Grosso do Sul.

MATÉRIAS RELACIONADAS