Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

As três ondas da Covid-19

| 31/05/2020, 09:11 09:11 h | Atualizado em 31/05/2020, 09:15

Imagem ilustrativa da imagem As três ondas da Covid-19

Analistas políticos e advogados eleitorais avaliam que a pandemia de Covid-19 vai ocasionar no País pelo menos três ondas, ou crises. A primeira, que já ocorre, é na saúde, com o Brasil já em 5º lugar no número de mortes pela doença, com alguns estados com o sistema de saúde já quase em colapso.

A segunda onda, que também já se iniciou, reflete no impacto na economia, com a retração das atividades para evitar a contaminação, empresas estão quebrando e gerando um mar de desempregados, que também respinga nos governos.

E a terceira onda, que se aproxima, segundo o advogado eleitoral Arthur Mendonça Rollo, é a crise no sistema judiciário com uma enxurrada de ações e processos resultado das duas primeiras ondas. “São ações de mensalidade escolar, de locações, contratos trabalhistas, ações de recuperação judicial... Se não tiver bom senso, formas alternativas de resolução de litígio, esses problemas vão bater no Judiciário”.

“Muita gente devendo”

De acordo com o advogado eleitoral Arthur Rollo, que na última sexta-feira deu um curso online de Direito Eleitoral na Assembleia, “tem muita gente devendo os outros”. Outras ações, como questionamentos sobre decretos de prefeitos e governadores, compras sem licitação suspeitas e até violência doméstica e divórcios devem aumentar a demanda do Judiciário.

Mais fiscais na área

E depois dos dois grupos criados pelo Tribunal de Contas e de um outro formado na Secretaria de Estado de Transparência, o Ministério Público de Contas criou um gabinete especial com um procurador e três servidores para fiscalizar contratos fechados durante a pandemia, pelo governo e pelas prefeituras. Estão de olho no uso do dinheiro público.

Cuidado com o mosquito!

O ex-deputado Marcos Bruno, que é pré-candidato à Prefeitura de Cariacica, tem questionado nas redes sociais o surto de chikungunya na cidade. Ele, a mulher e o filho pegaram a doença. “Além da Covid-19, quem mora em Cariacica está sendo obrigado a conviver com essas outras doenças.”

Cúpula da Segurança na Assembleia

O deputado Danilo Bahiense vai presidir amanhã, às 11h, a 1ª reunião virtual da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia e a cúpula da Segurança Pública estará presente, virtualmente, para falar das novas políticas no Estado. O secretário de Estado da Segurança, coronel Alexandre Ramalho, e outros da equipe vão participar.

Avante apoia Euclério e quer Antário Neto na vice

Em uma reunião presencial – mas com máscara –, o Avante fechou com o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) e vai apoiá-lo à Prefeitura de Cariacica. O Avante tinha candidato próprio, Antário Neto, mas a candidatura foi retirada. “Nós conversamos com ele (Antário), que será vice do Euclério ou vai disputar uma vaga de vereador. Nós indicamos o nome dele à chapa, mas ainda não batemos o martelo”, disse o secretário-geral do Avante, Tenório Merlo.


Galeria


Rupturas históricas

A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, e a advogada Erica Neves fazem live amanhã, às 20h30 no Instagram, sobre “Rupturas históricas e agendas de transformações”.

Boletim pelo zap

Tramita na Assembleia projeto que cria o boletim virtual para os familiares de pacientes com Covid. Os parentes seriam informados pelo WhatsApp evitando o deslocamento ao hospital e possível contaminação.

Prestação de contas

Desde o início do mandato, o vereador de Anchieta Renato Lorencini faz o gabinete itinerante nas comunidades do município. Com a pandemia, teve de interromper, mas ele está prestando contas do mandato de forma online, por região.

e em meio à pandemia...

A Direita Espírito Santo faz hoje “Carreata pela liberdade”, de Vila Velha a Vitória, para protestar contra os ministros do Supremo.

MATÉRIAS RELACIONADAS