Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

A volta da Casa do Amém?

| 07/10/2021, 09:44 09:44 h | Atualizado em 07/10/2021, 16:56

O Poder Legislativo estadual, há alguns anos, ganhou o apelido de “Assembleia do Amém” por conta dos deputados acatarem tudo que vinha do governador durante dois mandatos seguidos na época – somado a um terceiro depois. Oposição era tida como inexistente e quando um foco ameaçava pegar fogo logo era apagado.

Uma página do Instagram, chamada de Bastidores Vila Velha, tem chamado a atenção para o que classificou em uma postagem como “a mais nova Casa do Amém”, se referindo à Câmara de Vereadores do município canela-verde.

Segundo a página, situações não faltariam para serem fiscalizadas e cobradas do Executivo, cita inclusive a falta que faz o ex-vereador Arnaldinho Borgo (Podemos) cobrando o prefeito Arnaldinho Borgo, em uma referência a época em que ele, na Câmara, fazia oposição a Max Filho (PSDB).

E a democracia?
Nos bastidores, a informação que corre é de que Arnaldinho não teria de fato oposição na Câmara, com todos os vereadores alinhados a ele.
A coluna tentou ouvi-lo e o presidente do Legislativo, Bruno Lorenzutti (Podemos), sobre a postagem na rede social e se a total adesão da Casa não seria ruim para a democracia, mas não obteve resposta.

Instrução na Swat
Um atirador ativo, ontem, em uma escola na cidade de Arlington, no Texas, Estados Unidos, deixou pessoas feridas. A cidade é a mesma que o senador Marcos do Val (Podemos) ministrou curso sobre o tema. “Dei instrução para a unidade da Swat de Arlington, e o treinamento se chamava Atirador Ativo, que foi justamente o que aconteceu na cidade”, disse.

Capital dos frutos do mar
Projeto na Assembleia quer transformar Anchieta na capital estadual dos frutos do mar. O município já tem o título de capital da moqueca, por meio de lei, e uma alteração nela proposta por Marcelo Santos (Podemos), quer incluir essa honraria. Em outubro, Iriri recebe o festival de frutos do mar.

Inovação
Inovação aberta na gestão pública é o tema de roda de conversa organizada pelo governo de Pernambuco e disponível no canal “Armazém da Criatividade”, no YouTube, hoje, às 14 horas. Um dos palestrantes é o subsecretário de administração da Prefeitura da Serra, Pedro Henrique Trindade.

O conceito, que fala de incorporar soluções existentes, como startups, por exemplo, deverá ser aplicado na Serra em breve, segundo a administração.

Prefeito acusado de bater em carro e não pagar
Moradora de Vitória reclama que o prefeito de Muqui, Hélio Carlos Ribeiro Cândido, o Cacalo (PSB), bateu no veículo dela na Enseada do Suá e não deu mais sinal de vida para pagar o prejuízo. Segundo ela, o prefeito deu ré com uma caminhonete branca e amassou o capô, deslocou o para-choque, entre outros prejuízos. A moradora conta que ele pediu para não chamar a polícia, pois resolveria após ela passar três orçamentos a ele, mas até então nada.

Diz que sofreu a batida
Cacalo, por sua vez, contou que a reclamante teria batido no veículo dele, mas como ela teria ficado bastante nervosa, ele prometeu ajudá-la a pagar o conserto. “Vou ver com minha chefe de gabinete os orçamentos para ajudar”, prometeu.

Reuniões pela cidade
Bolsonarista assumido, o vereador Devacir Rabello (Republicanos) estaria fazendo reuniões com moradores de Vila Velha, se colocando como pré-candidato a deputado federal.

Desconto estranho
O deputado Danilo Bahiense (sem partido) protocolou requerimento de informação ao governo a respeito de uma empresa estar descontando da folha de pagamento de policiais uma determinada quantia. Servidores alegam que nunca tiveram contato com essa empresa.

20 anos de Afeganistão
Os EUA, que recentemente, encerraram a sua mais longa guerra, a do Afeganistão, deu início a ela na data de hoje, no ano de 2001.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: