Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Trabalho do nutricionista é embasado na ciência

| 27/08/2021, 10:53 10:53 h | Atualizado em 27/08/2021, 10:55

Terça-feira, 31 de agosto, é o Dia do Nutricionista, e claro eu não poderia deixar uma data tão especial passar em branco, afinal o nutricionista está na linha de frente quando o quesito é a prevenção e a recuperação da saúde de pacientes, combatendo as mais diversas doenças.

Alguém aí já ouviu falar de prevenção e recuperação que não seja mencionado a importância de ajustes na alimentação? Pois bem! Muitos falam sobre a alimentação, recebemos informações de todos os lados, mas o nutricionista é o único profissional que de fato dedica a sua trajetória de estudos aos alimentos e à sua relação com o organismo, justificando ser a única classe de profissional habilitada a prescrever planos alimentares.

Reforçando esse conceito, o Conselho Regional de Nutricionista da 4ª Região (CRN4) lançou a campanha com o slogan  “Sou Nutricionista. Trabalho com ciência”.

O objetivo da campanha é justamente reforçar a importância do embasamento científico que os nutricionistas têm em suas práticas, visando combater os leigos, principalmente os que disseminam “dietas e estratégias milagrosas” nas redes sociais, até porque “Gurus da saúde têm muita certeza, mas pouca ciência”.

Aproveito para fazer o alerta: 95% das doenças ocasionadas pelo excesso de peso poderiam ser evitadas com alimentação adequada e saudável.

O nutricionista é imprescindível para mudar esta situação respeitando individualidade, cultura, regionalidade e hábitos alimentares.  Como conselheira do CRN4, vou dar dicas para uma melhor qualidade de vida. 

1.  O estresse cotidiano
Em momentos de estresse, muitos se jogam na prateleira de doces. E com certeza não é para beliscar amêndoas ou cenouras.

Dica da Nutri: para evitar o estresse, pratique esportes, experimente exercícios de relaxamento, mesmo que em casa. Leia um bom livro, escute uma boa música, quebre a rotina.

2. O prato bem servido
No restaurante ou em casa, as quantidades servidas tendem a ser grandes demais.

Dica da Nutri: cozinhe só a quantidade necessária. No restaurante, peça que lhe sirvam o acompanhamento à parte. E a regra de ouro: não repita!

3. A falta de sono
Não dormir o suficiente afeta o equilíbrio hormônio responsável pela saciedade, pelo metabolismo e pelo controle de gordura corporal.

Dica da Nutri: deite-se em horários regulares. Tente dormir de seis a oito horas por noite.

4. Desidratação
A hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas.

Dica da Nutri: ingira a média de dois litros de água por dia, e lembre-se, nada substitui a água.

Ou seja, uma alimentação natural e saudável não tem contraindicações. É fácil, simples, saborosa, rápida e traz muitos benefícios para sua saúde. Quer ser saudável e desfrutar a vida da melhor forma? Invista no simples!

Parabéns aos meus colegas de profissão, nutricionistas, por cuidarem tão brilhantemente da saúde do próximo!  

SUGERIMOS PARA VOCÊ: