Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Gabriela Rebello

Nutridicas

Imagem do colunista Gabriela Rebello

Gabriela Rebello

Prevenção ao câncer de mama

08/10/2021 10:48:17 min. de leitura

Você já ouviu falar muitas vezes da importância da alimentação adequada e saudável para a manutenção da saúde e até mesmo para a prevenção de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Mas talvez ainda não tenha ouvido falar da relação que a comida tem com o surgimento do câncer de mama.

Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos blinda de diferentes doenças, por meio do sistema imunológico, renovando estruturas e permitindo que vençamos batalhas contra vírus, bactérias e, inclusive, contra o câncer.

A alimentação deve ser variada, equilibrada e saborosa. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores.

Confira então uma listinha dos alimentos fundamentais para a saúde.

  • Alho - É um alimento verdadeiramente maravilhoso, rico em alicina, selênio e triptofano, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer, especialmente em órgãos digestivos, como esôfago, estômago e cólon.
  • Uva - São ricas em polifenóis, nutriente que aumenta a produção de enzimas que destroem substâncias tóxicas ao organismo.
  • Romã – É uma fruta que contém compostos funcionais como flavonoides, quercetina e ácido elágico, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir diversos tipos de câncer.
  • Chá-verde - Contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres, que são células prejudiciais. Além disso, estudos descobriram que catequinas no chá podem reduzir o crescimento de células tumorais.
  • Aloe Vera - Atua aumentando a função do sistema imune e destruindo células cancerígenas.

Além de avaliar o que comer, é importante observar também a forma correta de preparo. Ao cozinhar, você deve ter cuidado com a higiene dos alimentos.

E lembre-se, nada de frituras. O melhor é assar, grelhar ou cozinhar.

Ah! E sempre que possível dê preferência aos orgânicos, quanto menos substâncias químicas (disruptor endócrino) ingerirmos melhor.

Outras dicas também são importantes. Confira:

Procure dormir bem, pois o sono é fundamental para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo a se recuperarem do estresse do dia a dia.  Evite o fumo. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. E mexa-se! Quando falamos de prevenção, a atividade física e a alimentação balanceada formam o casal perfeito.

Resumindo: a prevenção do câncer de mama é feita ao adotar um estilo de vida saudável. 

Entretanto, para prevenir eficazmente esse câncer, é necessário realizar, mensalmente, o autoexame da mama, três a cinco dias após o término da menstruação.

Também é fundamental realizar, de forma regular, a mamografia, que deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos de idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia e com a Sociedade Americana de Radiologia.
Cuide-se e até sexta-feira.