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Nutridicas

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Colunista

Outubro Rosa e alimentação

| 02/10/2020, 09:13 09:13 h | Atualizado em 02/10/2020, 09:18

Às vezes, pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que, com a escolha certa, aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos blinda de diferentes doenças, por meio do sistema imunológico, renovando estruturas e permitindo que vençamos batalhas contra vírus, bactérias e, inclusive, o câncer.

A alimentação deve ser variada, equilibrada e saborosa. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Confira, então, uma listinha dos alimentos que não podem faltar nas suas compras.

Alho – É um alimento verdadeiramente maravilhoso. Rico em alicina, selênio e triptofano, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer, especialmente em órgãos digestivos, como esôfago, estômago e cólon.

Uva – Ricas em polifenóis, nutriente que aumenta a produção de enzimas que destroem substâncias tóxicas ao organismo.

Tomate – Fonte de vitamina C e flavonoides, ajuda o organismo a combater principalmente câncer de pulmão e próstata. O consumo indicado é em média de quatro rodelas por dia.

Chá-Verde – Contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres, que são células prejudiciais.

Além disso, estudos descobriram que catequinas no chá podem reduzir o crescimento de células tumorais.

Aloe vera – Atua aumentando a função do sistema imune e destruindo células cancerígenas.
Mas, além de avaliar o que comer, é importante observar também a forma correta de preparo. Ao cozinhar, você deve ter cuidado com a higiene dos alimentos. E lembre-se: nada de frituras. O melhor é assar, grelhar ou cozinhar.

Ah! E sempre que possível, dê preferência aos orgânicos, quanto menos substâncias químicas (disruptor endócrino) ingerirmos melhor.

Outras dicas importantes:

  • Procure dormir bem. O sono é fundamental para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo a se recuperarem do estresse do dia a dia. 
  • Evite o fumo.
  • Limite o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Mexa-se!
  • Quando falamos de prevenção, a atividade física e a alimentação balanceada formam o casal perfeito.
  • E se você for um paciente oncológico, além de ingerir os alimentos listados acima, observe as seguintes recomendações:
  • Mude gradativamente seus hábitos alimentares, pois ninguém consegue mudá-los rapidamente.
  • Faça várias pequenas refeições com intervalos regulares entre elas, mastigue bem e lentamente todos os alimentos.
  • Beba bastante líquido ao longo do dia. Portanto, a verdadeira prevenção está no prato. Por isso, comece hoje mesmo a rever os seus hábitos.

Como já dizia o mestre da medicina Hipócrates: “Que seu alimento seja o seu remédio”.
 

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