Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

O inverno vem aí!

| 19/06/2020, 07:03 07:03 h | Atualizado em 19/06/2020, 07:09

A estação mais gostosa do ano está chegando, o inverno. Quem concorda? Rs. Época de tomar um chazinho ou até mesmo um chocolate quente e ficar embaixo das cobertas. Mas vocês sabiam que o inverno é a estação mais fácil de escorregar na alimentação?

No frio nosso corpo gasta mais energia para manter-se numa temperatura estável, por isso exige alimentos mais gordurosos, com muito queijo ou chocolate. Estou errada?

Mas, para curtir o inverno da melhor maneira possível, o ideal é seguir algumas dicas, mantendo a saúde e o bem-estar! Selecionei as principais! Confiram e depois me contem se já as seguem!

- Alimente-se bem! Aposte em legumes ricos em fibras. Eles dão saciedade e auxiliam no controle do intestino. Use a criatividade! Os legumes podem ser aproveitados quentinhos. As sopas e os caldos são bem-vindos.

- A vitamina C também não pode ficar de fora, ela ajuda a reforçar o sistema imune. Frutas in natura ou assadas com canela são ótimas opções.

- Hidrate-se! Água é vida. E mesmo sem sentir sede ela deve estar presente diariamente. Se preferir aposte nos chás, mas claro, sem adoçar, ok?

- Faça atividade física regular! Os exercícios vão além de se conseguir um corpo perfeito, eles são essenciais também para a saúde. Fazer exercícios regulares ajuda na prevenção de doenças e a evitar o desenvolvimento de novas enfermidades.

Dicas anotadas? Vamos agora colocar a mão na massa!

Hummm! Minhas receitinhas de inverno preferidas. Sopinha de feijão me lembra a infância quando mamãe fazia e eu me esbaldava! Como é bom, né? E um bolinho quentinho de chocolate? Quem ai não gosta? Rs.

São receitas muito simples e todo mundo pode fazer. O legal é que dá para aproveitar os ingredientes que já temos na geladeira. Crianças e adultos vão amar!

Ingredientes da Sopa
- 3 xícaras (chá) feijão cozido e temperado
- 5 xícaras (chá) água
- 2 colheres (sopa) salsinha
- 2/3 xícaras (chá) macarrão
-  A gosto noz-moscada ralada

Modo de preparo
Bata no liquidificador ou no mixer o feijão e a água. Leve ao fogo e acrescente o macarrão, esperando cozinhar. Na hora de servir, adicione noz-moscada a gosto e salsinha.

Dica da Nutri:  Quem tem intolerância ao glúten pode usar uma opção de massa sem glúten.

Ingredientes do bolo
- 1 ovo 
- 2 colheres (sopa) farelo de aveia
- 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
- 1 colher (sopa) cacau em pó
- 1 colher (chá) açúcar
- 1 colher (chá) fermento em pó
- 4 quadradinhos de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Bata bem o ovo e depois junte os demais ingredientes e misture. Pode usar o mixer se preferir. Divida a massa em duas canecas e leve uma de cada vez ao micro-ondas por 3 minutos. Depois de cozido, retire o bolo da caneca com a ajuda de uma faca. Derreta o quadradinho do chocolate e coloque por cima do bolo.

Dica da Nutri: Se quiser guardar a massa para fazer no outro dia, apenas deixe para acrescentar o fermento na hora de cozinhar.

Encontro vocês na próxima semana! 

MATÉRIAS RELACIONADAS