Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

O abacate arrasa

| 07/02/2020, 07:31 07:31 h | Atualizado em 07/02/2020, 07:50

Quem aí curte abacate? Eu confesso que ele está sempre presente na minha rotina alimentar. E já adianto, ele é fantástico! Barato, prático, versátil e saboroso, querem mais o quê? (risos)

Ele pode ser consumido no café da manhã. Imagina uma batida de abacate geladinha ou como sobremesa do almoço, ou até mesmo como ingrediente da receita de guacamole com torradinhas no lanche da tarde, ou para jantar como recheio da omelete.

E se for no chup-chup ou com gotinhas de limão? São tantas as formas de consumir essa delícia que não tem razão para não inserirmos essa preciosidade na nossa rotina.

O abacate é rico em antioxidantes, que auxiliam no controle do sono e no rejuvenescimento do organismo. Possui também um mix de gorduras boas que controlam o colesterol, conferem saciedade e o controle da retenção de líquidos, sem falar da hidratação de peles e cabelos, não é mesmo?  

Está achando que acabou por aí? Tem mais! O abacate, por ser rico em fibras, auxilia no controle do intestino.

Ele pode agir também como anti-inflamatório natural, além de reduzir os níveis de glicose no sangue e auxiliar no controle do cortisol (hormônio do estresse).

Mas Nutri, abacate não engorda? Calma lá! Ele pode até ser calórico, mas a recomendação é de consumirmos ¼ de abacate cerca de 3x na semana.

E, ah! Sem açúcar e leite condensado, ok? Assim conseguimos aproveitar todos os benefícios dessa delícia sem que tenhamos alterações na balança.

Até porque como sempre falo, o que mais engorda são os excessos, os lanches industrializados, os carboidratos refinados e não as gorduras naturais. O lance é escolhermos com responsabilidade as calorias que iremos ingerir.

Curtiu a ideia? Bora aprender uma receitinha para começarmos a inserir essa delícia no nosso dia a dia.

Receita de guacamole

Ingredientes:
- 1 abacate ou 2 avocados
- 1 tomate cortado em cubinhos
- Suco de ½ limão
- 1 dente de alho (opcional)
- 1 cebola pequena picada (opcional)
- 1 xícara de salsinha e cebolinha ou coentro picados
- 1 colher de sopa de azeite extravirgem
- Pimenta do reino à vontade
- Sal com moderação

Modo de preparo:
Pique o tomate e a cebola em cubinhos. Amasse o abacate com um garfo. Misture todos os ingredientes aos poucos para não ficar aguado.

Sirva com bolacha de arroz ou saladinha de folhas. Guarde na geladeira.
Quer mais uma opção? Toma!

Receita de maionese de abacate
Ingredientes
- 1 abacate médio
- 1 limão
- Sal do Himalaia ou Marinho
- Pimenta do reino
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- Ervas frescas a gosto

Modo de preparo:
O preparo é mais simples do que você imagina: basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem até adquirir um creme liso.

Pronto: é só isso mesmo! Depois é só adicioná-la aos pratos que desejar ou servir com torradinhas e até como um molho para batatinha feitas na airfryer.

Curtiu? Bora consumir abacate sem medo. Não tenham dúvidas, pois a fruta é, sim, saudável e deve fazer parte de sua dieta.

Encontro vocês semana que vem!

Dica da nutri

Gravidez
Gestante, essa é pra vocês! Por ser rico em ácido fólico, o abacate na gravidez é importante para prevenir doenças congênitas como problemas no sistema nervoso no bebê. Ou seja, insira abacate na sua rotina alimentar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: