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Nutridicas

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Gabriela Rebello

Mitos e verdades sobre alimentação nas redes sociais

26/11/2021 11:02:10 min. de leitura

Na próxima quinta-feira, 2 de dezembro, celebramos o Dia Pan-Americano da Saúde, e para enfatizarmos esta data nada melhor do que falarmos de saúde e alimentação, não é verdade?

Até porque os alimentos que entram no nosso cardápio viraram motivo de preocupação para muita gente. Haja vista a proliferação de informações sobre alimentação saudável nos meios de comunicação. 

Nas redes sociais dedicadas a temas relacionados à alimentação, nutrição e afins, por exemplo, a hashtag com a palavra #comida tem 3.375.423 publicações no Instagram. A #comidadeverdade conta com 1.020.362 e a #comidasaudavel, 468.892. Sem falar que enquanto você está lá, lendo a sua coluna, esses números estão aumentando.

A verdade é que quem busca uma alimentação saudável pode encontrar muitas informações sobre os alimentos em vários meios. Por isso, esses pacientes costumam chegar ao consultório cheios de dúvidas sobre o que podem comer para ter sucesso em seu novo estilo de vida. 

Mas será que essas informações são realmente verdadeiras e justificadas cientificamente ou somente são informações que caem aos nossos ouvidos sem embasamento algum?

Confira aí alguns mitos e verdades da Nutrição:

1. O pão integral é menos calórico que o pão comum: Mito! Ao contrário do que muitos pensam, ambos possuem uma quantidade de calorias bastante semelhante. No entanto, o pão integral é rico em fibras, que garantem saciedade por mais tempo e ajudam o intestino a trabalhar melhor. Por isso, são mais benéficos para a saúde.

2. O ovo tem muito colesterol: Mito! O ovo tem apenas 213 mg de colesterol/unidade, mas grande parte não é absorvido. A lecitina do ovo diminui a absorção do colesterol. Além disso, o ovo possui várias vitaminas do complexo B, A e D, zinco, fósforo, ácido fólico, todos importantes para o cérebro (formação de novos neurônios e capacidade cognitiva).

3. Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda: Mito! É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.

4. Abacate engorda: Mito! O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e sim um tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).

Como sempre digo, não há grande necessidade de extremismos, o equilíbrio deve ser a palavra de ordem, e muitas vezes é a falta deste um dos principais motivos pelos quais algumas pessoas não conseguem ter os resultados que buscam.

Dessa forma, toda informação no sentido da prevenção e da orientação à população é essencial. Fiquem atentos a dicas sempre qualificadas, provenientes de profissionais da saúde que estão atualizados e que visem à melhora da qualidade de vida de todos. 

Curtiram? Se vocês tiverem mais dúvidas, mandem mensagem que a Nutri responde. Abraços e bom final de semana! 

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