Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Frutas e álcool: uma boa combinação?

Gabriela Rebello | 01/03/2022, 16:20 16:20 h | Atualizado em 01/03/2022, 16:21

Não importa a época, anos 80 ou 2000. Pode ser com muita festa ou no descanso, mas a música, a dança e os drinks estão sempre presentes no feriadão de carnaval.  

Afinal, nada melhor do que aproveitar os dias de folga para reunir os amigos e aproveitar as tardes de sol, ou as noites quentes com alguns aperitivos e drinks refrescantes, não é verdade?

Mas vocês sabiam que algumas frutas não são recomendáveis para se misturar com álcool? É isso mesmo. Estudos mostram que as frutas como: pitaya, maracujá, carambola, limão siciliano, jambo e laranja induziram a algum grau de comprometimento do fígado.

Os estudos neste sentido foram feitos com animais, mas que já nos gera hipóteses e sinal de alerta. Enquanto não há estudo com humanos nesse assunto, o melhor é evitar misturar essas frutas com bebida alcoólica, mas que as demais frutas estão liberadas.

Como eu sempre falo por aqui, equilíbrio e moderação sempre! Para quem gosta, abrir mão da bebida alcoólica pode ser algo um pouco difícil. O ideal então é mantermos o equilíbrio, sempre reforçarmos a hidratação, nos atentar a escolha de petiscos mais saudáveis e menos calóricos. Sem nos esquecermos do descanso e de uma alimentação leve e balanceada. Até porque precisamos manter a saúde em dia, não é mesmo?

Curta na medida. A final, no retorno, o trabalho nos espera e precisamos estar com todo o gás, até porque a vida continua e o que nos resta é focarmos para que ano que vem possamos desfrutar de lindos dias novamente.

Ah! Se beber não dirija e mantenha as medidas de segurança necessárias para o controle da pandemia do COVID-19. Bom carnaval e até a próxima semana.  

Referências

Int. J. Mol. Sci. 2016, 17, 354

Int. J. Environ. Res. Public Health 2016, 13, 399

MATÉRIAS RELACIONADAS