Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Beba chá!

Gabriela Rebello | 13/05/2022, 07:30 07:30 h | Atualizado em 13/05/2022, 07:35

O outono chegou e com ele temos noites frias em terras capixabas. E nestes momentos, manter o corpo aquecido acaba sendo uma das prioridades no dia a dia. Então, utilizamos diversos recursos para isso. Meias, pijamas felpudos e banhos quentes são alguns exemplos. Há também os alimentos, como sopas e caldos. Na bebida, chocolate quente e chás são bem-vindos. E é desse último item que vamos falar.

Fácil de fazer e econômico, o chá é uma bebida versátil: além de ser uma opção de hidratação para o corpo também pode trazer benefícios ao organismo. Você conhece os benefícios dos chás para saúde?

Eles podem ser indicados para ajudar no alívio de cólicas, nas dores musculares, nos sintomas de gripe, na má digestão, na insônia, no estresse entre outros. Podem ser servidos quentes nos dias frios e gelado com cubos de gelo nos dias de calor para refrescar.

O ideal é consumir de duas a três xícaras ao dia e nada de excessos, porque até mesmo as coisas que nos fazem bem podem ser prejudiciais se delas fizermos um uso indevido.

Sempre sem açúcar e adoçante, com biscoitinhos, um pão quentinho, torradas com geléia ou até mesmo com bolo, o complemento adequado não importa! Ele cai bem com tudo, mas atente-se à forma correta de preparo:

Infusões:

Faça infusão para flores e folhas. Ferva a água, desligue o fogo, coloque as ervas e abafe por aproximadamente 10 minutos. Cada infusão tem seu binômio tempo/temperatura, mas para facilitar vamos seguir o padrão de 10 minutos de infusão. Para cada infusão de 250ml, use a média de uma colher de sopa de cada erva.

Chás:

Faça chás na forma de decocção, ou seja, para raízes e cascas coloque as na água e deixe-as ferver por 5 a 10 minutos.

Confira algumas combinações e suas indicações:

Energético: Chá verde, menta e gengibre.

Melhora do sono: Camomila, erva-doce e mulungu.

Bom para a gripe: Anis estrelado, cidreira, limão e gengibre.

Digestivo: Hortelã, gengibre, erva-doce e espinheira santa.  

Bom para cólicas menstruais: Camomila, canela e calêndula.

Diurético: Hibisco, abacateiro e cavalinha.

Como tudo na vida existem particularidades. Muitas pessoas podem não se sentir bem com alguns chás e infusões, mas na dúvida procure o seu nutricionista, pois certos chás podem ter interação com medicamentos e até mesmo com alimentos. Outros não podem ser consumidos por gestantes, crianças menores de dois anos ou mulheres amamentando.

Dê espaço para que a bebida faça parte da sua rotina. Agora me conta, já fez o seu chá hoje?

Pratique, arrisque e experimente. Não tem segredo! Assim como cafés, vinhos e cervejas, para aprender a beber chá é preciso praticar, se abrir a novos sabores e experimentar. Quanto mais se bebe, mais se identifica as características de cada tipo e assim se acham os sabores mais agradáveis ao paladar.

MATÉRIAS RELACIONADAS