Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Alimentos contra a replicação viral do COVID-19

| 15/03/2021, 13:37 13:37 h | Atualizado em 15/03/2021, 13:42

Imagem ilustrativa da imagem Alimentos contra a replicação viral do COVID-19
Todos nós temos acompanhado os esforços dos cientistas no desenvolvimento de terapias e vacinas no controle do COVID-19, há uma necessidade urgente de desenvolver estratégias confiáveis e eficazes no controle da doença.

Diante deste cenário, um estudo publicado no ano passado, analisou o potencial de 27 especiarias e/ou condimentos em se ligar aos sítios ativos das proteases 6LU7 e 6Y2E do COVID-19, consideradas críticas para a replicação viral do vírus.

Através de uma docagem molecular (método que prevê a orientação preferencial de uma molécula a uma segunda, quando ligados entre si para formar um complexo estável) os resultados mostraram que 15 dos compostos analisados são eficazes na ligação e, portanto, susceptíveis em impedir a replicação viral.

Entre eles, podemos destacar a cúrcuma, as cascas de maçã (ácido ursólico), azeite, alecrim, tomilho, hortelã e na pimenta vermelha (apigenina).

Os autores reforçam que todas as pesquisas estão em fase inicial e que o objetivo do estudo é chamar atenção da comunidade científica para o potencial benéfico destes compostos, mas que nenhum deles dispensa o uso da vacina, máscara, álcool em gel e isolamento.

Por isso que nas minhas prescrições esses alimentos estão sempre presentes nos planos alimentares dos meus pacientes.

Referência bibliográfica:

SAMPANGI-RAMAIAH, M,H ; VISHWAKARMA, R; SHAANKER. Molecular docking analysis of selected natural products from plants for inhibition of SARS-CoV-2 main protease. CURRENT SCIENCE; 118(7), 2020

Texto compartilhado por @vpnutricaofuncional

MATÉRIAS RELACIONADAS