Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Adoçante ou açúcar?

Gabriela Rebello | 12/05/2022, 18:24 18:24 h | Atualizado em 12/05/2022, 18:24

-
- |  Foto: Pixabay
 

Muitas pessoas substituem o açúcar por adoçantes visando a redução calórica, se identificou? Confesso que a troca não é nada saudável, visto que os malefícios de se usar adoçantes são superiores em relação ao consumo moderado do açúcar.

O ideal mesmo é não usarmos nem açúcar e nem adoçante, mas, se não conseguir se desapegar (rs), tenha moderação!

Mas Nutri, por que não podemos consumir adoçantes?

Conseguimos listar vários os motivos: estímulo do apetite para maior consumo de alimentos adocicados; alteração da composição da microbiota intestinal com aumento da proliferação de bactérias maléficas, o que está associado a maior intoxicação e inflamação do organismo; a sucralose pode alterar o funcionamento da glândula tireóide; a sacarina interfere no controle da glicose sanguínea; o aspartame pode provocar reações alérgicas, dores de cabeça causando neurotoxicidade, podendo desencadear doenças neuropsiquiátricas quando utilizado de forma abusiva, quem aí que ao usar o adoçante não perde as contas das gotinhas que coloca?

Mas se você é daqueles que não consegue abrir mão do docinho, vou te dar opções menos piores: para adoçante opte pelo Stevia. Rapadura, mel, açúcar de coco e demerara em pequenas quantidades são boas alternativas para substituir o açúcar refinado.

E aí, me conta! Como você costuma consumir o seu cafezinho, com açúcar ou adoçante?  

Referência: Luciano Bruno (mestre e doutor em Nutrição)

MATÉRIAS RELACIONADAS