Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Gabriela Rebello

Nutridicas

Imagem do colunista Gabriela Rebello

Gabriela Rebello

4 Mitos sobre Diabetes

01/12/2021 10:29:55 min. de leitura

A orientação nutricional e o estabelecimento de uma dieta para o controle dos indivíduos portadores de Diabetes Mellitus, associados a mudanças no estilo de vida, incluindo atividade física regular, são consideradas terapias de primeira escolha.

Pensando nesse contexto existem muitos mitos sobre o diabetes, principalmente o tipo 2. Vamos então esclarecer alguns deles.

1) O açúcar é a causa do diabetes?

Mito! O excesso de açúcar pode complicar o controle do diabetes. Os principais fatores de risco para o diabetes incluem excesso de peso ou obesidade, sedentarismo, o hábito de fumar e ter uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados.

2) Eu só preciso me preocupar com a glicemia?

Mito! O controle do açúcar no sangue é importante, mas não é o único fator. É preciso estar atento ao colesterol, pressão arterial, inflamação e função renal.

3) Devo evitar todos os carboidratos?               

Mito! Podemos comer de TUDO. Nenhum grupo alimentar precisa ser restrito, afinal os carboidratos são a nossa principal fonte de energia além de auxiliar no controle de saciedade e na regulação hormonal.

4) Preciso me concentrar em exercícios aeróbicos para perder peso e controlar o açúcar no sangue?

Mito! Todos os tipos de atividade física são benéficos. Os treinos de força / resistência auxiliam na captação da glicose da corrente sanguínea, portanto devem fazer parte da programação de treinos. Logo, seja ativo pensando na sua saúde e não no seu peso.

Depois de alguns mitos serem desmistificados, conta pra mim, você já achou que algum desses mitos era verdade?