Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Segurança Digital: Tecnologia e Comportamento

| 14/06/2020, 14:54 14:54 h | Atualizado em 14/06/2020, 14:56

Com o atual e acelerado cenário de convergência digital que vivemos, nada mais natural que se preocupar com a segurança dos seus dados, sejam aqueles armazenados no computador, nos dispositivos de armazenamentos, no smartphone ou na própria nuvem. Não podemos mais nos dar ao luxo de negligenciar esses cuidados, sob risco de comprometermos dados construídos ao longo de muitos anos, impactando na vida pessoal, profissional e social.

O mesmo nível de cuidado que temos com nossa conta bancária ou com a segurança física da nossa casa também precisamos ter no mundo digital.

Para obtermos um bom padrão de segurança digital é preciso fazer uso dos recursos que a tecnologia oferece, como uso de senhas seguras, criptografia, cópias de segurança (backup), software antivírus e atualização dos sistemas.

Entretanto, apenas utilizar os recursos da tecnologia não basta. Pesquisas já comprovaram que, em torno de 85% de incidentes digitais (invasão de sistemas e perda de dados), a falha ocorreu devido ao fator humano e não por causa da tecnologia.

Ainda que se tenha a melhor tecnologia, o melhor software antivírus e a senha mais segura, um comportamento displicente no mundo digital poderá colocar tudo a perder e nem os recursos tecnológicos utilizados serão capazes de proteger com eficiência os seus dados.

De que adianta possuir o melhor software antivírus se, quando ele emite um alerta de um site não confiável, o usuário ignora o aviso e mesmo assim acessa aquele site?

De que adianta ter o computador ou smartphone mais moderno e com a maior capacidade de armazenamento de dados se o usuário não faz backup?

E por fim, de que adianta utilizar a segurança da biometria (digitais ou reconhecimento facial) para acessar o seu smartphone, se o usuário com o mesmo aparelho se conecta em redes Wi-Fi públicas inseguras?

O mesmo zelo que temos (ou deveríamos ter) com a adoção dos diversos recursos tecnológicos de segurança, também devemos ter com o nosso comportamento no dia a dia, no mundo virtual.

Desconfie de sites e de e-mails suspeitos, de mensagens e de facilidades que o ambiente online possa oferecer.

A tecnologia não consegue nos proteger de todas as armadilhas digitais criadas pelos criminosos especialistas, somente o discernimento humano e o bom senso conseguem detectar parte dessas ameaças, dentre elas a engenharia social.

Portanto, não há dúvidas de que a segurança no mundo digital só é possível com a união dos recursos tecnológicos e um perfil de comportamento seguro, que busque sempre utilizar as melhores ações.

Por isso, é tão importante criar senhas fortes, realizar backup dos seus dados, utilizar e atualizar o software antivírus, instalar somente aplicativos confiáveis e baixados das lojas oficiais e manter-se sempre em estado de alerta, tal como fazemos em nossas ruas e avenidas.

Afinal, não custa nada lembrar o que venho dizendo há muito tempo: internet é rua!

MATÉRIAS RELACIONADAS