Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Eduardo Pinheiro

Mundo Digital

Imagem do colunista Eduardo Pinheiro

Eduardo Pinheiro

Dispositivo Android: aprenda a fazer backup e restaurar os dados

01/08/2021 08:09:27 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Dispositivo Android: aprenda a fazer backup e restaurar os dados
Eduardo Pinheiro assina o blog Mundo Digital Foto: Divulgação
Graças à convergência digital e, consequentemente, o armazenamento cada vez maior dos dados dos usuários, como a agenda, a lista de contatos, fotos, vídeos e documentos diversos, nos smartphones, acaba por deixar os usuários desses dispositivos, de certa forma, vulneráveis a perdas irreparáveis de suas informações. Um defeito no dispositivo, o roubo ou a simples perda do aparelho pode levar a uma grande dor de cabeça, se o usuário não tiver um backup (cópia de segurança) dos seus dados ao seu alcance.

Nessa edição, vamos demonstrar como é possível utilizar o recurso de backup automático dos dados do sistema Android e, assim recuperar esses dados, em caso de eventuais perdas.

Com um simples ajuste é possível fazer backup de documentos, contatos, dados e configurações do smartphone, para a conta do Google vinculada ao sistema Android. Posteriormente, caso necessário, será possível restaurar as informações salvas no backup para o smartphone original ou em outros smartphones Android.

Então, vamos ao procedimento. Em primeiro lugar, clique no botão “Configurações”, depois em “Contas e Backup” e, em seguida, na opção “Fazer backup e restaurar”.

Ativando a opção “Backup” os dados do aparelho serão de tempos em tempos, salvos de forma remota, incluindo dados potencialmente confidenciais, como contatos, mensagens e fotos.

Desse modo, é preciso manter alto padrão de segurança para a senha que dá acesso ao e-mail do Gmail, aquele que fornece acesso direto ao backup e a toda conta Google do usuário.

Quando for preciso realizar a restauração do backup, o caminho é quase o mesmo. Clique no botão “Configurações”, depois em “Contas e Backup” e na opção “Fazer backup e restaurar”.

Agora, basta clicar no item “Restaurar dados” que o backup será baixado no aparelho original ou outro, que tiver sido configurado com o e-mail que ativou o backup automático.

Lembre-se que o backup ficará vinculado a essa conta de e-mail que foi configurado quando o sistema Android foi acessado pela primeira vez no aparelho.

Vale ressaltar que a restauração de dados varia de acordo com o smartphone e a versão do Android.

Não é possível restaurar um backup de uma versão posterior do Android para um smartphone com uma versão anterior desse sistema. Fique atento a esse detalhe.

Por fim, lembre-se que, com o backup na nuvem sempre existirá o risco de uma invasão, e que dados confidenciais possam ser vazados.

Desta forma, é preciso ser conservador em relação ao conteúdo de dados que fica armazenado no aparelho, para evitar que caiam em mãos de pessoas mal-intencionadas.

Em algumas situações, o dado guardado em um HD externo ou no velho e infalível CD pode ser a melhor opção de segurança.

Eduardo Pinheiro é consultor de tecnologia da informação