Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Controle Parental: como saber o que seu filho faz on-line

| 08/12/2019, 14:25 14:25 h | Atualizado em 09/12/2019, 07:57

Imagem ilustrativa da imagem Controle Parental: como saber o que seu filho faz on-line
|  Foto: Arte: André Felix / AT

Uma das maiores preocupações dos pais, atualmente, está centrada no comportamento e na segurança dos seus filhos no ambiente digital. Precisam saber com quem realmente conversam e o que conversam. Que tipo de conteúdo estão tendo acesso. Estão respeitando as idades indicativas dos aplicativos para sua faixa etária? Essas e outras dúvidas permeiam a preocupação dos pais de crianças e adolescentes que, inegavelmente, estão cada vez mais conectados.

Entretanto, não é fácil acompanhar e muito menos controlar o que os filhos fazem no mundo on-line se não utilizar um programa de controle parental para realizar essa vigilância. Isso é fundamental, em se tratando da “rua” da Internet, pois sempre lembramos que os mesmos riscos que existem nas ruas também ocorrem na Internet.

Para auxiliar os pais nessa tarefa, vamos listar alguns aplicativos de controle parental digital e suas principais funcionalidades:

1- K9 Web Protection - é considerado um dos melhores aplicativos de controle parental, sendo compatível com Windows, Android e iPhone. Tem como principais funcionalidades a localização em tempo real e configurações de restrição de tempo de acesso ao dispositivo.

2- Norton Online Family - é um dos pioneiros dessa categoria de aplicativos e permite facilmente o acesso às atividades on-line dos filhos. Compatível atualmente com vários sistemas operacionais, entre eles iOS, Android e Windows.

3- Family Shield - é uma ferramenta gratuita e tem como principal característica bloqueio automático de sites e monitoramento de várias atividades como telefonemas, mensagens e outros, além de proteger sua família contra códigos maliciosos. Compatível com iOS e Android.

4- Google Family Link - aplicativo gratuito da Google, permite que você estabeleça regras digitais e oriente seus filhos enquanto eles estão on-line. Compatível para Android no dispositivo dos filhos e iOS e Android nos dispositivos dos pais.

5- Kaspersky Safe Kids - em sua versão gratuita faz o controle do filtro de conteúdo on-line, controle de uso de aplicativos e gerenciamento do tempo da tela. Já a versão paga inclui outras funcionalidades, com destaque para o monitoramento de redes sociais e alertas em tempo real. Compatível para iOS, Android e Mac.

6- FamiSafe - foi considerado o melhor software de controle parental, em 2019. Com esse aplicativo os pais poderão controlar todas as atividades do telefone dos filhos, como acessar sites de redes sociais, histórico de navegação e outras funções como a localização em tempo real. Compatível para iOS, Windows e Android.

Em linhas gerais, esses aplicativos de controle parental podem auxiliar os pais a acompanhar a navegação dos filhos por meio das seguintes funcionalidades:

• Bloquear aplicativos: com o uso destes aplicativos, os pais podem bloquear com facilidade os sites ou aplicativos inadequados dos smartphones dos filhos.
• Bloqueios parentais durante certos períodos: se os pais quiserem definir um limite de tempo na tela do telefone da criança, poderão fazê-lo sem problemas.
• Acesso Remoto: os pais terão acesso facilmente às atividades do celular dos filhos através do acesso de monitoramento remoto.
• Acompanhe a localização em tempo real: com um software de controle parental os pais poderão rastrear facilmente a localização em tempo real das crianças.
• Geo-fencing: com esta função os pais estabelecem limites geográficos em torno das crianças. Se elas cruzarem os limites, os pais receberão um alerta de notificação.

Portanto, a vida agitada e a correria diária não são mais desculpas para os pais deixarem de proteger seus filhos no ambiente digital. As opções são variadas e se encaixam a todos os perfis de pais, desde os mais tecnológicos aos mais resistentes ao uso da tecnologia.

O importante é buscar uma vigilância responsável e discreta, com o auxílio de um aplicativo de controle parental, mas nunca negligenciando o diálogo com os filhos acerca dos riscos e das armadilhas do ambiente digital. Por melhor que seja o aplicativo, sempre existirão as brechas e é nessa hora que o diálogo, a conscientização e a confiança estabelecida entre pais e filhos serão realmente eficazes para a efetiva segurança dos filhos no mundo digital.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: