Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Como fazer lives de qualidade e atrativas

| 07/06/2020, 10:47 10:47 h | Atualizado em 07/06/2020, 10:50

A pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social aceleraram a iniciativa das pessoas em busca de canais digitais que proporcionem informação, entretenimento e interação social. Com os parques, escolas, cinemas, shoppings, restaurantes e cafeterias fechados ou com funcionamento reduzido, verificou-se um vácuo de atividade em ambiente público, deixado na esteira do isolamento social.

Com isso, observam-se crescentes taxas de realização de conversas ao vivo no ambiente online, as conhecidas lives. Essas conversas são compartilhadas por grande número de internautas que tenham interesse no assunto ou na finalidade daquela interação virtual.

Entretanto, para que a live seja um sucesso é preciso ficar atento aos requisitos mínimos que garantam atratividade e qualidade na transmissão. Destacaremos a seguir alguns desses pontos que devem ser observados para garantir que os objetivos da live sejam atingidos.

Avise com antecedência e crie expectativa

Atingir um maior número de pessoas é objetivo de toda live, assim, é preciso preparar uma boa estratégia de divulgação em todas as redes sociais e não somente naquela em que se dará a interação online. A divulgação da live precisa apontar gatilhos pontuais da conversa para criar expectativa positiva no público alvo.
Garanta uma boa conexão

A qualidade da conexão é fundamental, ninguém se mantém em uma transmissão na qual ocorrem falhas no vídeo ou no áudio. Portanto, verifique com antecedência a qualidade de sua conexão e lembre-se de desconectar outros dispositivos da sua rede, para que toda a largura da banda de internet fique disponível para a sua live.

Prepare o ambiente

A preparação do ambiente também representa um aspecto importante de uma boa live. Garanta que fatores externos como interferências de áudios ou paisagens não tirem a atenção da sua plateia para o assunto proposto. A iluminação também é importante e qualquer luminária bem posicionada irá contribuir para a qualidade da imagem.

Faça um roteiro do assunto

Por mais que se domine o assunto é importante preparar um roteiro para que a conversa online, na presença de muitos participantes, seja desenvolvida dentro de uma ordem lógica agradável, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Interaja com os participantes

Um dos grandes atrativos das lives é a oportunidade que os participantes têm de interagir com os expositores e demais membros daquele ambiente online. Pronunciar o nome de quem está interagindo soa tão agradável aos ouvidos que garantirá a sua presença até o final da conexão.

Ao final da live, conclua o assunto, agradeça aos participantes e forneça uma previsão de futuras novas lives com seus respectivos assuntos, assim já garantirá uma boa plateia para a próxima interação online.

MATÉRIAS RELACIONADAS