Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Luiz Trevisan

Fonte Grande

Imagem do colunista Luiz Trevisan

Luiz Trevisan

O “boom” da cerveja artesanal sobe montanhas

15/08/2021 14:12:07 min. de leitura

Enquanto as temperaturas caem, a cerveja artesanal sobe no copo. E vai se transformando num promissor nicho de negócios montanha acima, onde o fator água de qualidade não é problema. Já é fácil relacionar hoje 10 ou 12 marcas capixabas entre as mais apreciadas. Recentemente, um biólogo inaugurou uma casa do ramo, na cidade de Guaçuí. No trevo de Paraju, distrito de Marechal Floriano, um conhecido político monta, com sócios, uma unidade artesanal. E vários pequenos e médios empreendedores, de Domingos Martins a Santa Teresa, ampliam produção e investem em modernos meios de atendimento ao consumidor.

Ficou na espuma

Em 2007, a tradicional fábrica capixaba de refrigerantes, Coroa, em Domingos Martins, anunciou que iria produzir cerveja. Contudo, por motivos diversos, incluindo nova composição acionária, a produção industrial da cerveja ficou apenas na espuma.

Resgate de colégio

O antigo seminário Salesiano, localizado em Jaciguá, Vargem Alta, numa área de sete mil metros quadrados, entrou no radar do governo estadual. Em parceria com a prefeitura, cogita-se a recuperação do amplo casario e possível implantação de instituto de ensino superior. Há interesse do Mepes em implantar ali seus cursos de pedagogia alternada.

Complexo e lento

O avanço registrado na abertura de vaga para desembargador do Tribunal de Justiça, em conformidade com o 5º constitucional, anima os advogados interessados e atende à OAB-ES. Porém, é um processo complexo e que pode ser demorado, pois fica sujeito a impugnações entre interessados. Numa estimativa otimista, o presidente da OAB, José Carlos Rizk Filho, projeta que a lista tríplice chegará às mãos do governador “no final deste ano”.

...Idade vencendo

Antes, há abertura do edital para concorrentes, estimados entre 30 a 40. Segue com a escolha de 12, pelo Conselho da OAB. Daí à votação para seis e definição dos três finalistas. Nessas etapas, alguns candidatos podem perder validade, pois o nomeado deve ter menos de 65 anos.

Filme real

Mal comparando, tiroteios quase diários registrados em alguns bairros da Grande Vitória, como Andorinhas e Santa Rita, transformam quase em pacatas aquelas temidas cidades do Velho Oeste, como Tombstone e seu famoso duelo de OK Curral, tema de diversos filmes e seriados.

Muitos fios no cartão-postal

A beleza do casario pós-colonial da Praça Costa Pereira, em par com as imponentes torres da Catedral de Vitória, exibida no flagrante de Genildo Ronchi, só é ofuscada pela fiação nos postes. Pode e deve ficar melhor, caso avance o projeto de “ressignificar o centro da cidade”, conforme anunciou o prefeito Lorenzo Pazolini, no início de sua gestão. Em tempo: desde o ano 2001, fala-se em fiação subterrânea naquela área.


Curta


FOLCLORE ONLINE. Registros raros do folclore capixaba feitos entre 1950 e 1980, por Guilherme Santos Neves, estarão disponíveis no @acervogsn, a partir da próxima quinta-feira.

DIVA IMORTAL. E viva Natércia Lopes, diva do canto lírico capixaba, que foi empossada na Academia de Música do Brasil, Rio de Janeiro.

ELEIÇÃO NA OAB-ES. Será na segunda quinzena de novembro, provavelmente dia 18, a eleição para escolha da nova diretoria da OAB-ES. José Carlos Rizk Filho vai buscar a reeleição.

BONS FRUTOS. Entre junho de 2020 e 2021, a rede Hortifruti, adquirida pela rede Americanas, faturou bruto R$ 2 bi. A Hortifruti possui 73 lojas no Espírito Santo, Rio, São Paulo e Minas.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “A temida sexta-feira 13 de agosto não significa nada durante uma pandemia”. Entreouvido numa roda de supersticiosos, todos de dedos cruzados.