Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Aquaviário agora sem restrição empresarial

| 26/01/2020, 07:00 07:00 h | Atualizado em 09/02/2020, 18:46

Empresários do setor rodoviário já não se opõem ao sistema Aquaviário na baía de Vitória, ao contrário de anos atrás. Até porque, entenderam que os barcos, com demanda comparativamente baixa, não representam concorrência. Isso animou o governador Renato Casagrande a projetar para 2021 a volta do Aquaviário com quatro terminais, inicialmente. Em 90 dias, deverão ser anunciados os projetos dos píeres.

Depois dos temporais

Previsão de surto de dengue se agrava com temporais de verão. Sanitarista, amiga da coluna, lembra que, além dos cuidados de limpeza, é recomendável incorporar hábitos alimentares preventivos. Sugere o inhame e comidas com algum tipo de pimenta, que alteram o metabolismo e funcionam como repelentes.

E cita uma curiosidade: moradores em situação de rua, mais expostos ao mosquito, têm na bebida uma espécie de bloqueador.

Imagem ilustrativa da imagem Aquaviário agora sem restrição empresarial
Estátua de Maurício de Oliveira, na Praia de Camburi |  Foto: Thiago Coutinho / Arquivo AT - 04/06/2016

Estátuas de Vitória

Entre os 59 monumentos sob os cuidados da Prefeitura de Vitória, o que homenageia o violonista Maurício de Oliveira, em Camburi, é um dos mais fotografados. Contra pichadores e vândalos, a municipalidade está investindo em câmeras de monitoramento.

A cidade e o rio

Postagem de um livre pensador de Iconha salienta que se a BR-101 ainda atravessasse a cidade, o caos seria maior com a enchente.
E sugere: “Conseguimos tirar a rodovia do meio, falta gora tirar a cidade do meio do rio”. Faz sentido.

Enxurrada de candidatos

Ao que tudo indica, Nova Venécia, já com 26 pré-candidatos a prefeito, lidera o ranking municipal.

Tal e qual

O calendário deste ano é igualzinho ao de 1964. Não é nada, não é nada, não é nada mesmo.

Presídio em chamas

Livro de Joel Vieira relata o drama vivido por 16 jornalistas e radialistas capixabas, ele no meio, que viraram reféns na Casa de Detenção de Vila Velha, em 1991. Foram 12 horas de sufoco cercados por 400 presos rebelados, tropa de choque e cães.

“Desde então, pouca coisa mudou em nossas prisões”, salienta o autor de “Presídio em chamas”.

Muita espuma

A contaminação da Backer afeta a imagem das pequenas cervejas. Porém, segundo Flávio Barone, mestre cervejeiro capixaba formado na Alemanha, trata-se de fato isolado e, a seu ver, passageiro. Aponta que, em 2019, o Espírito Santo foi o que mais registrou novas cervejarias.

Sofrência no aplicativo

Motoristas de aplicativos estão na contagem regressiva para a volta às aulas, quando o movimento aumenta significativamente. Além da baixa demanda durante as férias, ainda sofrem a concorrência de turistas que resolvem fazer um bico no aplicativo, para faturar algum extra.

O melhor e o pior

Uma “arena soçaite” será inaugurada no bairro São Geraldo, em Cariacica, no próximo dia 12, com um diferencial: as partidas serão filmadas e, depois, exibidos os melhores e piores momentos. Tudo com narração feita por computador.

Folia ameaçada

Cresce nas redes sociais movimento para suspender promoções de Carnaval, inclusive desfiles de escolas, destinando a verba para os municípios afetados por temporais.

Curtas

Recorde

Em cartaz desde 14 de novembro, o filme sul-coreano “Parasita” fica em cartaz até próxima quarta, no Jardins. Em continuidade, supera muitos filmes de Hollywood.

Sem banho

Governo não definiu quando abre para visitas a Residência Oficial da Praia da Costa. Mas já decidiu: nada de banhos na prainha.

Abstinência sexual

Vem aí campanha federal pregando abstinência contra gravidez na adolescência. Vale lembrar mestre Millôr: “De todas as taras sexuais, nenhuma mais estranha do que abstinência”.

Aguaceiro

No mais, saudades das leves e rápidas chuvas de verão!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: