Lendas e ilusões na briga pelo título de campeã no Sambão
Por Camila Lima
Alas coreografadas, muitas cores e carros luxuosos são algumas das apostas das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, que trabalham em ritmo acelerado para que tudo fique pronto até o próximo sábado.
Enredos que trazem como tema lendas, ilusões, música capixaba e o universo infantil prometem emocionar o público que for ao Sambão do Povo e acirrar ainda mais a briga pelo título de campeã 2020.
A Mocidade Unida da Glória (MUG) traz para a avenida o enredo “Oby – O imaculado santuário das lendas”, prometendo um resgate da cultura e crenças indígenas, segundo explicou o diretor administrativo da escola, Patrick Rocha.
Destaques da MUG, Adriana Bastos, Simone Carneiro e Jaciara de Almeida estão na expectativa por um grande desfile. “Estamos felizes por podermos defender esse enredo lindo, onde seremos todos a Tribo Mocidade”, comentou Simone.
Já a São Torquato, que há 13 anos não fazia parte do Grupo Especial, vem com o enredo “O Portal das Ilusões”. “Vamos falar das ilusões do amor, do dinheiro, do reino infantil. São as ilusões que a vida pode trazer”, contou a diretora de Carnaval da escola, Daniela Torres.
Atual campeã do Carnaval de Vitória, a Independente de Boa Vista vai homenagear a música capixaba. “Vamos retratar, nos quatro setores, a história da música do nosso Estado, valorizando o artista capixaba. Teremos artistas como Alemão do Forró e Beto Kauê desfilando”, destacou o diretor da escola, Caulit Júnior.
A Novo Império vem com a missão de abordar os direitos da criança. Com o enredo “O bê-a-bá dos guris – Uma lição pra todos”, a agremiação promete ir muito além das brincadeiras e dos contos de fadas.
Preparativos

A rainha Rayane Rosa, a porta-bandeira Amanda Ribeiro e o mestre-sala Kleyson Faria, da Novo Império, ensaiam para apresentar o tema: “O bê-a-bá dos guris – Uma lição pra todos”.

Carro abre-alas da Piedade: com o tema “Francisco's”, escola faz homenagem à trajetória de homens que marcaram a história, como São Francisco de Assis, o Papa e Chico Xavier.

A São Torquato vai cantar o samba-enredo “O Portal das Ilusões”, retratando a ilusão da infância, do amor, do dinheiro e da vida cotidiana.

Integrantes da Jucutuquara: tema da escola será “Griot”, em referência ao indivíduo que, na África Ocidental, tem por vocação preservar e transmitir histórias.

A Boa Vista traz como enredo “O voo da Águia anuncia: A festa é boa, pode chegar. Ao som de uma linda sinfonia, a música capixaba celebrar!”, em homenagem à música capixaba.

Imperatriz do Forte: “Das terras de Vila Rica à Vila Nova do Espírito Santo: Imperatriz Engalanada apresenta a Rota Imperial de São Pedro D'Alcântara”.
Carnaval 2020 Programação
Abertura dos portões
Quinta-feira
- Abertura: 19 horas
- Início do desfile: 21 horas
Sexta-feira
- Abertura: 20 horas
- Início do desfile: 22 horas
Sábado
- Abertura: 20 horas
- Início do desfile: 22 horas
Ordem dos desfiles
Quinta-feira
- Tradição Serrana
- União Jovem de Itacibá
- Mocidade Serrana
- Independentes de Eucalipto
- Império de Fátima
Sexta-feira
- Pega no Samba
- Chega Mais
- Andaraí
- Rosas de Ouro
- Chegou o que Faltava
- Unidos de Barreiros
- Mocidade da Praia
Sábado
- Unidos da Piedade
- Jucutuquara
- MUG
- Boa Vista
- Novo Império
- Imperatriz do Forte
- São Torquato
Fonte: Prefeitura de Vitória e Lieges.