Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista

AT em Família

Imagem do colunista

Pesquisa mostra que turista brasileiro não repete destinos

09/10/2021 16:23:51 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa mostra que turista brasileiro não repete destinos
Mais de 50% dos turistas brasileiros preferem viajar de avião Foto: Pexels
Uma pesquisa realizada pela plataforma de pesquisas de viagem Booking.com revelou que 75% dos turistas brasileiros não gostam de repetir destinos e preferem conhecer lugares diferentes. Turistas do Sudeste representam 78% desse grupo e são seguidos de perto por viajantes das regiões Sul (77%), Centro-Oeste (74%), Norte (73%) e Nordeste (70%).

De acordo com a pesquisa, os turistas brasileiros tendem a ser improvisadores natos, já que 80% viajam sempre que possível com um planejamento curto de viagem. Trinta e seis por cento, no entanto, podem levar até um mês para planejar a viagem ideal; 23% levam uma semana.

Os viajantes com planejamentos mais rebuscados são principalmente do Norte, onde 17% podem gastar mais de seis meses se preparando. Por outro lado, 27% dos que demoram sete dias organizando as férias são do Sul.

O meio de transporte preferido para metade dos turistas brasileiros é o avião. Em torno de 57% deles preferem o avião ao carro, principalmente no Sudeste (63%). Já os nordestinos são os únicos que preferem viajar de carro (52%).

Quando o assunto é reserva de acomodações, o principal pilar avaliado para a escolha do hotel é o preço. Cerca de 76% avaliam as condições de pagamento e valores das acomodações; sendo que 84% dos viajantes que marcaram essa opção são do Nordeste. Os que menos se preocupam com isso são do Norte, mas com uma porcentagem de 71%, considerada alta.

Também são levadas em conta as fotos das acomodações (55%), os protocolos de saúde e segurança (49%) e a localização do hotel (47%), principalmente se fica próximo a atrações turísticas.

Metodologia

Para realizar a pesquisa, a plataforma ouviu mil adultos que residem em território nacional e os dados foram coletados em julho deste ano. Foram levados em consideração brasileiros que têm planos para viajar no próximo ano.

O objetivo foi descobrir os novos comportamentos dos viajantes diante do cenário da pandemia da covid-19.