Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família

AT em Família

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Lua cheia pode afetar comportamento do pet

Embora não exista comprovação científica, há quem diga que os animais passam por mudanças de humor em tempos de lua cheia

Marcela Delatorre | 10/01/2022, 15:20 15:20 h | Atualizado em 10/01/2022, 15:21

Imagem ilustrativa da imagem Lua cheia pode afetar comportamento do pet
Pesquisa mostra que, na fase da lua cheia, o número de cães em busca de atendimentos de emergência em hospitais veterinários aumenta cerca de 28% |  Foto: Divulgação

Há quem diga que as fases da lua influenciam o crescimento dos cabelos, o nível das marés e até o nascimento dos bebês. Mas sabia que as fases lunares podem afetar até mesmo o comportamento dos pets? Isso mesmo!

Muitos tutores relatam que os pets têm uma nítida mudança de comportamento, em alguns casos, atingindo traços de personalidade opostos ao comum – cães mais calmos ficam agitados e cães agitados aparentam mais cansaço ou se tornam hiperativos. 

Alguns tutores de gatos também relatam que os pets ficam mais enérgicos e parecem correr desorientados pela casa neste período.

Se é isso mito ou verdade, não se sabe ao certo, mas o fato é que uma pesquisa realizada pela Universidade de Colorado (EUA) mostra que durante a lua cheia há indícios de que o número de atendimentos de emergência em hospitais veterinários aumenta cerca de 23% para gatos e 28% para cachorros. 

Entre as causas das internações estão problemas relacionados a mordidas, convulsões, paradas cardíacas, entre outros.

Veterinária comportamentista, Letícia Barcellos afirma que existem poucos estudos que possam atestar, de fato, os efeitos da lua cheia nos animais domésticos. Porém, ela acredita que essa fase lunar pode, sim, influenciar os animais de vida livre. 

“A luminosidade da lua pode interferir no voo de aves de hábitos noturnos, além de fazer com que pequenos animais, que servem como presas, fiquem mais expostos e com isso corram mais perigo”.

Já o astrólogo Matheus Muniz é taxativo. “O astro lunar altera o comportamento tanto dos seres humanos quanto dos animais em geral. As aves, por exemplo, têm a tendência de migrar durante esse período. Além disso, a vida marinha fica mais agitada”.

Para a veterinária Letícia, o que realmente afeta o comportamento dos animais são as estações do ano. “Com a primavera, por exemplo, começa a aumentar a incidência solar. Essa época é ideal para o acasalamento e as fêmeas jovens podem ter o 1º ciclo antecipado”.


CURIOSIDADES


Leões matam mais

  • Leões e outros predadores atacam mais na semana seguinte à lua cheia. Isso ocorre porque as primeiras horas da noite são mais escuras na semana depois da lua cheia e os leões estão mais famintos devido ao fracasso na caça durante as noites anteriores, mais iluminadas.

Morcegos atacam menos

  • Morcegos, inclusive a espécie que se alimenta de sangue, atacam menos nas noites de alta luminosidade. Isso ocorre como forma de preservação, pois eles estariam mais visíveis aos predadores em dias de lua cheia.

Escorpiões brilham

  • Um dos fenômenos mais interessantes relacionados ao ciclo lunar ocorre com os escorpiões. Esses animais brilham conforme a intensidade da lua. Como são caçadores noturnos, essa particularidade  serve como instrumento para eles saberem se há segurança para saírem de suas tocas.

Fonte: Site Megacurioso.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: