Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista

AT em Família

Imagem do colunista

Banana e chocolate são armas contra o cigarro

01/11/2021 18:35:41 min. de leitura

Parar de fumar não é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem o hábito há muitos anos. Mas a boa notícia, segundo especialistas, é que o consumo de certos alimentos pode tornar a missão menos complicada.

Nutricionista da startup Dietbox, Júlia Canabarro diz que alguns alimentos têm efeito inibidor na vontade de fumar – o que pode preservar a saúde mental e tornar as recaídas menos frequentes.

Imagem ilustrativa da imagem Banana e chocolate são armas contra o cigarro
Foto: Pixabay
 

Este é o caso das bananas, que têm índices altos de vitamina B6 e aminoácido triptofano, que ajudam na produção de serotonina, o que diminui o estresse. 

Peixes, laticínios, chocolates e grão-de-bico, segundo ela, também têm essa função.

O suco de tomate é outra opção bastante recomendada. Isto porque a fruta faz parte da família de plantas do tabaco e possui uma pequena quantidade de nicotina. O tomate também pode ser ingerido cru, em saladas ou em molhos.

Muleta

Há ainda alguns alimentos que podem ser usados como muleta para conseguir alcançar essa mudança de hábito. Nesse caso, os chicletes sem açúcar podem ajudar bastante. 

Além disso, cenouras e aipo em palitos podem ser opções nos momentos em que dá vontade de fumar: o alimento pode ser segurado entre os dedos e acalmar a fixação oral proporcionada pelo cigarro.

Especialistas destacam que muitas pessoas acabam fumando mais quando estão tomando café ou bebidas alcoólicas. 

Por isso, essas bebidas podem se tornar gatilhos para ex-fumantes, já que estão diretamente ligadas ao hábito de fumar.

Júlia Canabarro sugere então que essas bebidas sejam substituídas por chás e até mesmo água.

“A água é conhecida por ser um desintoxicante natural e acalmar o organismo. Contar com uma garrafinha de água durante o dia pode ser uma boa válvula de escape para quem quer parar de fumar”.

Profissional de Educação Física, Bruno Marques destaca que a prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios tanto  para a saúde física quanto psicológica do fumante ou ex-fumante.