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AUTOMOTOR

BYD quer produzir 600 mil carros por ano até 2030

Montadora chinesa inicia produção do Dolphin Mini, Song Pro e King na Bahia e projeta fabricar até 600 mil veículos por ano no Brasil

Jorge Moraes | 03/07/2025, 16:47 h | Atualizado em 03/07/2025, 16:47
AutoMotor

Jorge Moraes

Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.



          Imagem ilustrativa da imagem BYD quer produzir 600 mil carros por ano até 2030
A operação brasileira da BYD se tornará uma das principais bases da montadora fora da China. |  Foto: Divulgação

Em poucas semanas a BYD se prepara para iniciar, oficialmente, a produção em linha de seus modelos no Brasil. A fabricante chinesa já recebeu os primeiros kits para montagem do Dolphin Mini, do Song Pro e King.

Inicialmente, a montagem dos veículos será feita no sistema SKD (Semi Knock-Down), com componentes pré-montados trazidos da China. Essa fase tem duração prevista de até 12 meses. A partir daí, a produção passará a ser completamente nacional, com estamparia, soldagem e montagem final em território brasileiro.

A planta de Camaçari, na Bahia, está em plena transformação. A primeira fase da operação está pronta para começar, e a licença para produção comercial em larga escala deve ser emitida nas próximas semanas. Enquanto isso, a construção de estruturas como os prédios de estamparia e usinagem de motores segue em paralelo.

Para 2025, a BYD estima produzir 50 mil unidades no Brasil. Em 2026, a capacidade poderá chegar a 150 mil veículos — e, em um cenário mais otimista, a 300 mil unidades. No longo prazo, em cinco anos, o plano é atingir a marca de 600 mil veículos por ano. A afirmação é do vice-presidente Sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy.

No momento, com a estrutura atual, a produção nacional suportaria até 300 mil unidades anuais. A expansão da fábrica está prevista para os próximos cinco anos, e deve incluir novas linhas e processos produtivos para alcançar a capacidade total projetada.

A operação brasileira da BYD se tornará uma das principais bases da marca fora da China e faz parte de uma estratégia ampla de nacionalização da produção, redução de custos e ampliação da competitividade no mercado local.

Empregos

Durante o evento, a BYD anunciou a abertura de mais 3.000 vagas, que serão preenchidas até o fim do ano. Entre as posições oferecidas, haverá oportunidades para engenheiros, técnicos, operadores, seguranças, eletricistas, profissionais de logística, TI e setor administrativo. Nos próximos dias, serão anunciados os detalhes das inscrições, assim como parcerias.

Isenção de IPI para idosos na compra de carro novo

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2937/20, que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a idosos na compra de automóveis novos.

A proposta estabelece que a isenção seja válida para um único veículo de fabricação nacional por idoso, com limite de uma concessão a cada cinco anos.

O autor do projeto, o ex-deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), argumenta que a medida tem dois objetivos principais: estimular a indústria automotiva nacional e contribuir para o reaquecimento da economia.

“A indústria automotiva nacional deve ser incentivada em todos os seus aspectos, pois é um dos setores que gera emprego e renda, desempenhando uma função social de relevância no cenário econômico”, afirmou Frota.

O público da terceira idade continua com seus compromissos recriando agendas sociais e clínicas. A exemplo do advogado e procurador aposentado Flávio Arroxelas, 80, que não abre mão da direção em pleno gozo da saúde. “Preciso do carro, não pelo status mas pela necessidade para manter a qualidade de vida”.

O texto, no entanto, não apresenta a estimativa do impacto orçamentário e financeiro da medida, exigência prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para propostas que envolvem renúncia de receita.

Apesar da intenção, o projeto está parado na Câmara desde 2021, sem avanço nas comissões. Como Alexandre Frota deixou o cargo, a proposta poderá voltar a tramitar caso outro parlamentar venha assumir sua autoria.

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Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.

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Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.

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Auto Motor é uma coluna dedicada ao universo automotivo, apresentada por Jorge Moraes. Traz testes de veículos, análises, entrevistas e notícias sobre lançamentos, tecnologia, mobilidade e tendências do setor. Com linguagem acessível e conteúdo técnico de qualidade, a coluna é voltada para apaixonados por carros e para quem busca informação confiável sobre o mercado automotivo.