X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Xadrez para melhorar raciocínio e concentração

Alunos de escolas estaduais e municipais da Grande Vitória se desenvolvem melhor em sala de aula após contato com o jogo


Imagem ilustrativa da imagem Xadrez para melhorar raciocínio e concentração
Ana Carollina Ferreira disse estar apaixonada por xadrez |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Jogo divertido e ao mesmo tempo positivo para o aprendizado de crianças e adolescentes, o xadrez é ofertado em escolas municipais e estaduais da Grande Vitória. 

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Godofredo Schneider, em Vila Velha, por exemplo, utiliza o jogo para a educação dos alunos há cinco anos. 

De acordo com Ana Maíra Motta, responsável pela atividade na instituição e professora de Educação Física, o xadrez ajuda a melhorar o raciocínio e a concentração dos estudantes. 

“A gente percebe a melhora do comportamento em sala de aula, a concentração, o foco no aprendizado e há mais interesse por aprender. Temos casos de estudantes que melhoraram as notas”, comentou. 

As aulas, que antes eram ofertadas no contraturno para os alunos, passaram a fazer parte da modalidade de disciplinas eletivas desde o ano passado. Neste trimestre escolar, 80 adolescentes de 1ª a 3ª série  participam.    

Ana contou que são feitos torneios na escola e também existe o Jogos na Rede, jogos estudantis realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em que há a categoria de xadrez. A escola participou dessa ação todos os anos desde o início das aulas. A professora disse que os alunos conseguem bons resultados. 

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui

Ana Carollina Silva Dias Ferreira, de 17 anos, cursa  a 3ª série na escola Godofredo Schneider e ficou em segundo lugar regional e estadual dos Jogos na Rede de 2022. 

Ela, que gosta muito de jogos estratégicos, começou a praticar xadrez em março do ano passado e disse estar apaixonada. 

“É algo que tem uma variabilidade de jogadas muito grande. A gente pensa demais e é muito bacana”, disse a jovem. 

Além de ser divertido, ela confessou que depois que deu início ao jogo, se sente mais focada nas aulas. 

“Acredito que me ajuda na escola. No xadrez é preciso ter foco, e isso vai para as aulas. Tive uma melhora significativa depois que comecei a jogar. Eu sempre fui muito bem na escola, mas no ensino médio comecei a ter dificuldades em História e Geografia. Agora estou conseguindo um desempenho melhor”, comemorou.

Mariana Grenfell, neurologista da Rede Meridional, comentou que jogar xadrez possui vários benefícios, como o estímulo da criatividade, do raciocínio lógico e da concentração, além da sociabilidade. 

“O xadrez consegue desenvolver, além da atenção e do poder de concentração, habilidades visuoespaciais e também melhorar a memória de trabalho e o desempenho de planejamento”.

Mais benefícios do xadrez

Resolução de problemas

Imagem ilustrativa da imagem Xadrez para melhorar raciocínio e concentração
Alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Catharina Chequer, em Vila Velha |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Catharina Chequer, em Vila Velha, contam com aulas eletivas de xadrez desde o ano passado. Elas são lecionadas pelo professor Adriano Nunes, que também ensina Física na instituição. 

O profissional afirmou que o jogo promove habilidades cognitivas como pensamento crítico, raciocínio lógico e resolução de problemas. Também disse que nota uma diferença positiva na concentração dos estudantes praticantes do “esporte da mente”. “Consigo perceber também efeitos do xadrez nos meus alunos transportados para outra disciplina”, disse.

Formação de caráter e respeito

Imagem ilustrativa da imagem Xadrez para melhorar raciocínio e concentração
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur da Costa e Silva, em Vitória |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Há um mês, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur da Costa e Silva, em Vitória, começaram a jogar xadrez em aulas lecionadas pelo professor de Educação Física Marcelo Vallin.

Atualmente, os 12 participantes vão participar dos Jogos Estudantis Municipais de Vitória (Jemvi), que vão acontecer no final do mês. 

“O xadrez contribui com a formação do caráter, com o respeito ao adversário, além de também ajudar no aprendizado”, contou Marcelo.

OPINIÕES

"O xadrez consegue desenvolver, além  da atenção e do poder de concentração, habilidades visuoespaciais e também  melhorar a memória de trabalho   e o  desempenho de planejamento. Há  ainda o aumento da criatividade”, Mariana Grenfell, neurologista da Rede Meridional.

"Existem vários possíveis benefícios relacionados à prática de jogos, especialmente os de tabuleiros, como o xadrez. Entre eles estão o aperfeiçoamento de técnicas de organização  e  disciplina e o maior convívio social com outros praticantes de xadrez”, José Antônio Fiorot Júnior, neurologista da Rede Meridional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: