Sete professores vencem concurso em Cachoeiro de Itapemirim
Profissionais do Ifes do município do Sul do Estado vão receber financiamento para desenvolver projetos de iniciação científica
Escute essa reportagem

Sete professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim, tiveram projetos aprovados no edital de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Com isso, a unidade foi a que mais aprovou propostas neste ano no Estado e os docentes vão receber financiamento para concretizar suas pesquisas.
Leandro Marochio Fernandes, professor do curso de Engenharia Mecânica e diretor de Pesquisa e Extensão da instituição, explicou que os projetos contemplam temas como sustentabilidade, valorização da riqueza geológica da região, releitura da obra de Rubem Braga e desenvolvimento de tecnologias educacionais.
Entre as iniciativas estão a criação de um robô para auxiliar crianças neurodivergentes na matemática, uma plataforma on-line para valorização da riqueza geológica de Cachoeiro e um museu das rochas ornamentais capixabas.
Projeto de Leandro Fernandes, intitulado “Turbinas eólicas verticais multiestágios e os avanços sociocientíficos na corrida por soluções tecnológicas sustentáveis”, tem como objetivo desenvolver e implementar uma proposta interdisciplinar que integre educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), sustentabilidade e inovação.
A iniciativa prevê a concepção, construção e análise de uma turbina eólica vertical multiestágio de patente aberta, utilizando materiais recicláveis e tecnologias digitais.
“A proposta busca capacitar jovens de uma comunidade a compreender os princípios da energia eólica. Como já realizamos esse projeto em uma escola em situação de vulnerabilidade, imaginei que levar cidadania também fosse essencial. Aproveitei a ideia para mostrar a esses jovens que precisamos nos adaptar ao futuro. Também trabalhamos conceitos de empreendedorismo”, disse.
Outro destaque é o projeto do professor Antônio Celso Perini Tagliati, “Luna e os Números”, que desenvolve um robô para auxiliar o ensino da matemática básica a crianças neurodivergentes.
“A iniciativa busca integrar a tecnologia como ferramenta pedagógica, facilitando a aprendizagem de conceitos matemáticos de forma adaptada às necessidades específicas”.
CONHEÇA OS PROJETOS
1 Desenvolvimento de um Sistema Veicular de Detecção de Monóxido de Carbono com Abertura Automática de Janelas.
Coordenador: Dr. Fabielle Castelan Marques
2 Investigação sobre os níveis de alfabetismo funcional dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Ifes.
Coordenador: Dra. Elizangela Tonelli.
3 Do papel ao Pixel: Releituras Digitais das Crônicas de Rubem Braga com Scratch.
Coordenador: Mestre Renato César Oliveira Júnior.
4 Luna e os Números: Robô de auxílio a matemática básica para crianças neurodivergentes.
Coordenador: Mestre Antônio Celso Perini Tagliati
5 Turbinas eólicas verticais multiestágios e os avanços sociocientíficos na corrida por soluções tecnológicas sustentáveis
Coordenador: Dr. Leandro Marochio Fernandes
6 Museu Virtual Mineral ES: Plataforma Digital para a Valorização da Riqueza Geológica de Cachoeiro de Itapemirim
Coordenador: Dr. Rafael Silva Guimarães
7 Museu Petrográfico de Rochas Ornamentais Capixabas
Coordenador: Dr. Juliano Tessinari Zagoto
Fonte: Ifes de Cachoeiro de Itapemirim.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários