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Sete professores vencem concurso em Cachoeiro de Itapemirim

Profissionais do Ifes do município do Sul do Estado vão receber financiamento para desenvolver projetos de iniciação científica


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Imagem ilustrativa da imagem Sete professores vencem concurso em Cachoeiro de Itapemirim
Leandro Fernandes é professor de Engenharia Mecânica e diretor de Pesquisa e Extensão da instituição |  Foto: Clóvis Rangel/AT

Sete professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim, tiveram projetos aprovados no edital de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Com isso, a unidade foi a que mais aprovou propostas neste ano no Estado e os docentes vão receber financiamento para concretizar suas pesquisas.

Leandro Marochio Fernandes, professor do curso de Engenharia Mecânica e diretor de Pesquisa e Extensão da instituição, explicou que os projetos contemplam temas como sustentabilidade, valorização da riqueza geológica da região, releitura da obra de Rubem Braga e desenvolvimento de tecnologias educacionais.

Entre as iniciativas estão a criação de um robô para auxiliar crianças neurodivergentes na matemática, uma plataforma on-line para valorização da riqueza geológica de Cachoeiro e um museu das rochas ornamentais capixabas.

Projeto de Leandro Fernandes, intitulado “Turbinas eólicas verticais multiestágios e os avanços sociocientíficos na corrida por soluções tecnológicas sustentáveis”, tem como objetivo desenvolver e implementar uma proposta interdisciplinar que integre educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), sustentabilidade e inovação.

A iniciativa prevê a concepção, construção e análise de uma turbina eólica vertical multiestágio de patente aberta, utilizando materiais recicláveis e tecnologias digitais.

“A proposta busca capacitar jovens de uma comunidade a compreender os princípios da energia eólica. Como já realizamos esse projeto em uma escola em situação de vulnerabilidade, imaginei que levar cidadania também fosse essencial. Aproveitei a ideia para mostrar a esses jovens que precisamos nos adaptar ao futuro. Também trabalhamos conceitos de empreendedorismo”, disse.

Outro destaque é o projeto do professor Antônio Celso Perini Tagliati, “Luna e os Números”, que desenvolve um robô para auxiliar o ensino da matemática básica a crianças neurodivergentes.

“A iniciativa busca integrar a tecnologia como ferramenta pedagógica, facilitando a aprendizagem de conceitos matemáticos de forma adaptada às necessidades específicas”.

CONHEÇA OS PROJETOS 

1 Desenvolvimento de um Sistema Veicular de Detecção de Monóxido de Carbono com Abertura Automática de Janelas.

Coordenador: Dr. Fabielle Castelan Marques

2 Investigação sobre os níveis de alfabetismo funcional dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Ifes.

Coordenador: Dra. Elizangela Tonelli.

3 Do papel ao Pixel: Releituras Digitais das Crônicas de Rubem Braga com Scratch.

Coordenador: Mestre Renato César Oliveira Júnior.

4 Luna e os Números: Robô de auxílio a matemática básica para crianças neurodivergentes.

Coordenador: Mestre Antônio Celso Perini Tagliati

5 Turbinas eólicas verticais multiestágios e os avanços sociocientíficos na corrida por soluções tecnológicas sustentáveis

Coordenador: Dr. Leandro Marochio Fernandes

6 Museu Virtual Mineral ES: Plataforma Digital para a Valorização da Riqueza Geológica de Cachoeiro de Itapemirim

Coordenador: Dr. Rafael Silva Guimarães

7 Museu Petrográfico de Rochas Ornamentais Capixabas

Coordenador: Dr. Juliano Tessinari Zagoto

Fonte: Ifes de Cachoeiro de Itapemirim.

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