X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Até cerveja e gelatinas para aliviar o calor dos pets


Imagem ilustrativa da imagem Até cerveja e gelatinas para aliviar o calor dos pets
|  Foto: Acervo Pessoal

A alta nas temperaturas anuncia a proximidade do verão, que começa no próximo mês. O calor intenso pode ser prejudicial para a saúde dos pets e, portanto, tutores devem buscar alternativas para hidratar e refrescar seus bichinhos. Algumas opções saborosas são drinques, gelatinas e até picolés e sorvetes.

Só que os bichinhos não podem se lambuzar com qualquer delícia. Existem receitas próprias e seguras para eles, que podem ser preparadas em casa ou então serem adquiridas prontas para o consumo.

Elzir de Macedo Gomes, sócio-proprietário da Padaria Pet Vila Velha, indica uma variedade de produtos que aliviam o calor e reforçam a hidratação. Alguns exemplos de produtos criados exclusivamente para cães e gatos são os sorvetes, a gelatina de diferentes sabores e as cervejas.

“São produtos humanizados que podem ser ofertados com segurança para os pets. Lembrando que são petiscos, então não podem ser ofertados como fonte principal de alimentação. A quantidade varia de acordo com o tamanho, que vem especificado na embalagem”, explica Elzir.

Para quem busca receitas para fazer em casa, os sorvetes e os picolés são os mais práticos. A médica veterinária Andressa Oggioni destaca que o ideal são os preparos com frutas naturais sem adição de açúcar. Basta bater a polpa com água e colocar para congelar em forminhas de gelo.

A especialista alerta que algumas frutas são proibidas, como uva, carambola, açaí e abacate. Ela indica maçã, goiaba, banana, pera, manga, kiwi e abacaxi. Já a laranja pode ser ofertada apenas se o animal não tiver risco de ter diabetes.

Andressa aconselha buscar diferentes alternativas para manter o pet bem hidratado, o que ajuda no controle da temperatura.

“Os animais não transpiram como nós, pois não têm glândulas sudoríparas. O meio deles liberarem o suor é através da boca. Então eles transpiram menos e têm maior dificuldade de liberar o calor. O risco de terem uma hipertermia é grande se não forem adotados cuidados no tempo quente”, esclarece.

Além da oferta de petiscos refrescantes, ela orienta manter o ambiente ventilado, oferecer água fresca em abundância (trocando três vezes ao dia), evitar exercícios físicos em horários quentes, não passear no sol forte e ofertar alimentação leve em horários mais espaçados.


Sucos sem adição de açúcar


Picolés caseiros

Imagem ilustrativa da imagem Até cerveja e gelatinas para aliviar o calor dos pets
|  Foto: Reprodução

Basta fazer um suco de fruta natural, batendo apenas a polpa com água sem adicionar açúcar. Despejar o líquido em uma fôrma de gelo e levar ao congelador.

Pode colocar um palitinho para congelar na forma de um pequeno picolé, mas é preciso garantir que o animal não irá comer o palito.

As frutas indicadas são maçã, goiaba, banana, pera, manga e kiwi.

Do abacaxi deve ser feito um suco mais ralo. Já a laranja pode ser ofertada apenas se o animal não tiver risco de ter diabetes. Uva, carambola, açaí e abacate são proibidos!

Também pode ser feita uma versão salgada do picolé, congelando a água do cozimento de legumes ou de carnes.

O picolé pode ser ofertado diretamente para o pet lamber ou então colocá-lo no potinho de água para derreter devagar, refrescando e saborizando a bebida.

Sorvetinhos caseiros

Pode ser preparado com as mesmas frutas recomendadas para o picolé. A opção mais simples é congelar as frutas e oferecer para o pet como um gelo.

Para versões cremosas, a dica é usar banana como base. Basta processar ou bater a fruta congelada no liquidificador. Pode ser ofertado apenas o sorvetinho de banana pura ou bater com alguma outra fruta.

Uma opção também é bater pedaços de carne com a banana congelada.

Produtos prontos

Imagem ilustrativa da imagem Até cerveja e gelatinas para aliviar o calor dos pets
|  Foto: Divulgação

O mercado pet já oferece produtos humanizados com foco nos animais, usando ingredientes que são seguros para eles.

Entre os indicados para o verão há os sorvetes, as gelatinas e até cervejas, que ajudam na hidratação.

Os sorvetes são vendidos em potinhos líquidos que podem ser servidos apenas resfriados ou congelados.

As gelatinas são preparadas como as de humanos. As cervejas também são servidas geladas.

Dosagem dos petiscos

Todos esses produtos são considerados petiscos, portanto não devem substituir a alimentação do animal. Eles devem ser ofertados em pequenas quantidades, variando de acordo com o tamanho do animal. A dosagem deve seguir a indicação das embalagens ou do veterinário.

Fonte: Entrevistados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: