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AT em Família Especial

Um novo jeito de cuidar dos pacientes

24/09/2021 09:49:35 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Um novo jeito de cuidar dos pacientes

A crise sempre pode ser transformada em oportunidade de melhoria. Os grandes desafios do último ano na área da saúde exigiram respostas rápidas no assistencial para que os pacientes continuassem sendo bem cuidados.

“Estamos nos reinventando o tempo inteiro, buscando alternativas para os desafios. Ouvir o paciente é essencial para conhecer de perto suas necessidades e atualizar serviços para atendê-lo da melhor forma possível”, pontua o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.

O processo de digitalização como um todo, que já vinha acontecendo de forma gradual, foi acelerado, mas com o cuidado de não perder a relação humana.

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Além da telemedicina, foram adotadas outras ações para atender as novas demandas durante este momento peculiar: visitas virtuais aos pacientes de covid-19, boletim médico virtual, telemonitoramento, acompanhamento remoto de pacientes crônicos e gestantes, entre outras iniciativas.

Para se ter uma ideia, durante a pandemia, a cooperativa implantou o serviço de teleconsulta, que alcançou 85 mil atendimentos até agora.

No início da pandemia as teleconsultas eram mais indicadas para pessoas que estivessem com sintomas gripais. Dessa forma, ao menor sintoma suspeito de covid era possível fazer uma consulta remota sem os riscos de aglomeração e no conforto de casa.

Atualmente a telemedicina tem atendimentos de pediatria e clínica geral.

Essas soluções criadas para adequar a vida dos pacientes à nova realidade chegaram para ficar e vão prosseguir depois da pandemia, diz a Unimed.

As consultas feitas de forma remota oferecem mais segurança para o paciente, que não precisa sair de casa para ter o atendimento médico.

Novas demandas exigem novas soluções

A cooperativa vem adotando muitas medidas para superar os gargalos trazidos pela pandemia. Um importante serviço implantado foi a teletriagem, por meio da qual o paciente pode tirar dúvidas sobre sintomas da covid-19 por telefone.

O telemonitoramento dos pacientes com doenças crônicas e a prescrição de medicamentos on-line também ganharam mais força no decorrer do ano.

Foi desenvolvido ainda um sistema de desinfecção por radiação ultravioleta, com emissão de raios UV-C, no Hospital Unimed Vitória. É um método adjuvante ao processo de esterilização que já é feito com produtos químicos. O equipamento foi desenvolvido pela equipe de engenharia da cooperativa.

E a Central de Inteligência Regulatória está a postos durante toda crise do coronavírus para trazer ainda mais agilidade no processo de internação dos clientes da Unimed Vitória.

Além de todas as ações de segurança implementadas pelo Hospital Unimed Vitória, Pronto-Atendimento e demais unidades, a cooperativa segue investindo significativamente em humanização.

A musicoterapia, em que colaboradores levam música ao vivo, com voz e violão, constantemente ganha os corredores da UTI e da área destinada aos casos de Covid.

Os pacientes isolados podem ainda receber visitas virtuais de seus familiares por meio de chamada de vídeo em um tablet destinado exclusivamente a isso.

Os beneficiários da Unimed Vitória contam também com mais uma facilidade ao realizar seus exames na Unimed Diagnóstico.

Os resultados podem ser acessados online, por meio do aplicativo ou do site da cooperativa. O acesso é simples e rápido: sempre que vai realizar algum exame na unidade, o paciente recebe um cartão com um QR code.

Basta escanear esse código e, ao abrir o portal Unimed Vitória, informar o login e a senha que estarão no cartão. Uma comodidade que aumenta o conforto e a segurança dos usuários.

Outra mudança foi a ampliação no investimento em canais digitais, aprimorando esses pontos de comunicação do cliente com a Unimed Vitória. Foram disponibilizados novos serviços no aplicativo, tais como transcrição de exames, acompanhamento de autorizações, histórico de utilização e teleconsulta.

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Busca permanente por inovação

Diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi chama atenção ainda para a busca permanente pela inovação.

“Temos ampliado cada vez mais nossas conexões com o ecossistema de inovação, tanto com a participação nos editais do Findeslab, quanto por meio do nosso próprio programa de inovação, o Pulsar. A tecnologia é um dos caminhos mais eficazes para tornar a jornada dos nossos clientes mais dinâmica”, ressalta.

Parceira desde a primeira edição do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial, a cooperativa leva novos desafios para o programa com o propósito de aperfeiçoar cada vez mais seu atendimento e o cuidado com a vida de seus beneficiários.

Em paralelo, o programa de inovação da Unimed Vitória, o Pulsar, lançou seu primeiro edital com quatro desafios para startups de todo o País, com apoio de curadoria da Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR.

Os desafios buscam soluções para agendamento online e relacionamento no app e no Whatsapp; aperfeiçoamento da efetividade da gestão e regulação de pacientes hospitalizados; inteligência artificial para a assistência domiciliar Unimed Vitória; e sistematização do referenciamento de procedimentos para prestadores adequados.

“Este mais de um ano de guerra contra a covid-19 tem sido de aprendizado e fortalecimento. As soluções criadas para se adequar à nova realidade permanecerão. Vamos inovar e nos reinventar sempre que for preciso”, garante Ronchi.

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