X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família Especial

Tratamento contra câncer até na pandemia


Imagem ilustrativa da imagem Tratamento contra câncer até na pandemia

O tratamento de doenças crônicas como o câncer não pode ser suspenso por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus. O alerta é do médico Carlos Rebello, diretor clínico do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV). Segundo ele, tumores negligenciados podem agravar o quadro de saúde e até matar.

“O combate ao câncer é um serviço essencial. Desde o início da pandemia temos mantido o atendimento aos pacientes, tomando máxima precaução e cuidados, como uso da máscara, higienização das mãos e equipamentos, e distanciamento”, explicou Carlos Rebello, especialista em radioterapia.

O IRV funciona anexo ao Vitória Apart Hospital, na Serra. Na clínica foi criado um fluxograma de entrada em que pacientes e acompanhantes são abordados com medição de temperatura e questionamentos específicos referentes a contatos com pessoas e sinais e sintomas de febre.

“Cuidados de higiene também são lembrados aos pacientes por nossa equipe, como uso de máscara, álcool gel ao chegar e ao sair do consultório, bem como evitar a permanência por longo período na clínica, manter distanciamento de dois metros e higiene pessoal ao chegar em casa”, destacou.

Pacientes oncológicos são suscetíveis a quadros mais graves da infecção por Covid-19 e suas complicações. Por isso fazem parte do grupo de risco.

Rebello destacou ainda que protocolos que permitem a redução no número de sessões de radioterapia (hipofracionamento) estão sendo adotados na clínica desde o início da pandemia, há um ano.

“O objetivo dessa medida é justamente reduzir o número de idas do paciente até o serviço médico, para que ele possa se preservar”, pontuou o médico.

Logo que a pandemia começou, muitos pacientes abandonaram o tratamento ou adiaram por conta própria, retornando meses depois às consultas em situações mais complicadas.

“Temos que ter ciência de que o câncer não vai esperar a pandemia passar. Sabemos que o diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso no tratamento”, destacou o médico.


Instituto de Radioterapia Vitória (IRV)

Protocolos de prevenção

  • O Instituto de Radioterapia Vitória (IRV)é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Atende os principais planos de saúde e particular.
  • Utiliza tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada, que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.
  • O IRV adotou todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de saúde contra o coronavírus.
  • Endereço: Rodovia BR-101 Norte, Km 2, Carapina, Serra (anexo ao Vitória Apart Hospital)
  • Telefones: (27) 3348-5656 e 3241-4184

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: