Login

Atualize seus dados

AT em Família Especial

Poder da alimentação equilibrada

20/09/2021 00:00:00 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Poder da alimentação equilibrada

Boas escolhas na hora das refeições podem fazer toda a diferença na qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada tem impacto direto na saúde e na vida, promovendo o bem-estar físico, mental e social.

Além de nutrir corretamente o organismo, os alimentos adequados são capazes de nos tornar mais dispostos no dia a dia, reduzir o cansaço e melhorar o sono, pontua a nutricionista Marselle Dettogni.

Pode, inclusive, ajudar na recuperação de transtornos como ansiedade e depressão, acrescenta a especialista. Um cardápio variado e adequado para cada quadro clínico aumenta a imunidade e auxilia no controle de algumas patologias.

“Para isso, é preciso alimentar-se corretamente, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários para seu perfeito funcionamento, sem carências ou exageros”, enfatiza.

“O que comemos afeta todo o nosso organismo, incluindo regeneração celular, processos inflamatórios, digestão e sono. Por isso, não é nenhuma surpresa que, após um período comendo melhor, você esteja não só parecendo melhor, mas também se sentindo melhor. É possível que nos primeiros 14 dias, sua concentração melhore, assim como a pele e a retenção líquida”, afirma Marselle.

Por outro lado, hábitos alimentares ruins podem desencadear ou potencializar diversas doenças, como por exemplo, o aparecimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose, além da obesidade.

A nutricionista alerta ainda que “o consumo exagerado de alguns alimentos e bebidas pode gerar diversos problemas e até matar aos poucos”.

Reflexos da pandemia na escolha das refeições

A pandemia trouxe novos hábitos alimentares com reflexos na saúde, que foram positivos para uns e negativos para outros, avalia a nutricionista Marselle Dettogni.

“Muitos aproveitaram o momento para criar uma forma de se relacionar com aquilo que comem. Outros desencadearam uma compulsividade alimentar para tentar lidar com as novas situações.”

Uma alimentação saudável se fez ainda mais necessária para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, com isso influenciando diretamente na prevenção e recuperação da covid-19.

“Mantenha uma alimentação saudável, de modo que a imunidade permaneça elevada. Escolha alimentos ricos em vitamina A (vegetais alaranjados e brócolis), vitamina C (frutas cítricas), selênio (frango e castanha-do-pará), zinco (carnes e castanhas), ferro e proteínas (carnes e leguminosas).”

Ela acrescenta que iogurtes e leites fermentados têm microrganismos que também ajudam a estimular o sistema imunológico.